Parlamentares paraibanos e entidades se juntaram nesta sexta-feira (05) para fazer barulho e pedir a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e, por enquanto, a Praça do “Meio do Mundo”.
Nao há dúvida da importância, da necessidade econômica, social e política da intervenção. Sem falar na segurança que iria trazer para os viajantes. Ninguém retira o mérito dessa luta, que passa por pressão em Brasília nos ministérios e vai até destinação de emendas.
A obra, a preço de hoje, com essa bagunça orçamentária do governo federal, só sai do papel com pressão parlamentar para liberação de emendas impositivas ou, se tiver na cota das emendas do relator, orçamento secreto do governo feito para beneficiar quem apoia o Planalto. São mais de R$ 450 milhões.
Mas já vimos esse filme.
Mesmo destacando a importância da iniciativa é necessário perguntar: o que aconteceu com a obra de triplicação desta mesma BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa? Quando será concluída? Será concluída?
Como no pleito atual, na luta pela “triplicação” teve de tudo: união parlamentar, muita emenda, apoio dos governos municipais, muita propaganda.
Começou entre 2016 e 2017, parou em 2019, recomeçou recentemente, depois de um convênio para o Exército adaptar o projeto. A liberação foi de uma parte dos recursos. De lá para cá, muitos aditivos. Ou será melhor dizer prejuízos?
A ação entre CG e o Sertão é um sonho. Mas temos um “pesadelo” real na região metropolitana. A construção estava orçada inicialmente em mais de R$ 255 milhões. Ela deveria se estender por cerca de 28 km e, além da triplicação, previa-se a construção de 13 viadutos.
O projeto previa ainda novas faixas e a construção de 14 passarelas para pedestres. Com o alargamento da rodovia, os viadutos de Manaíra, UFPB e Cristo seriam ampliados para acomodar as novas faixas. Tudo lindo até o Oitizeiro. Tudo lindo no papel.
Atualmente, são quatro viadutos em Cabedelo. A obra ainda não chegou efetivamente em João Pessoa e a promessa é de redução de mais de 50% do prometido.
Os viadutos que saíram depois de muita pressão, para economizar, foram feitos com paredões de péssimo gosto e economia duvidosa. A faixa extra na pista e nas vias marginais saíram lentamente. O projeto, pelo que foi divulgado, já não é o que foi pensado.
Enfim, temos uma obra sonhada e uma outra “perdida no meio do mundo”.
Ótima matéria. Faltou dizer apenas que o alargamento do trecho Cabedelo-Oitizeiro começou onde menos se precisava. Era imperativo que tivesse se iniciado entre a UFPB e o Retão de Manaíra. Quando chegar neste trecho vai ser o caos.
Mais uma vez o povo paraibano enganado pelas mentiras e obras inacabadas. Duvido essas obras acontecerem.
Cabedelo já está duplicada. Deixa ser a vez do Sertão ter esse benefício. E deixa de fazer politicagem.
O mais importante é saber que a obra de duplicação começou em 2016 em ritmo de tartaruga. Em 2019 o Exército Brasileiro tomou a frente das obras, que estão em andamento, e bastante avançadas. Quem era Governo (federal) em 2016?!! O Governo atual entrou em 2019. Ta aí a resposta que alguns “patriotas” não veem ou não querem ver.
Pessoal, tem um bug na listagem dos comentários, blz? Tá aparecendo informações do array listado.
A triplicação para Cabedelo liga nada a lugar nenhum, nosso Porto é uma vergonha, a obra só tomou velocidade após o exército assumir, mais é uma obra que não leva a nada.
Só faltou dizer que deveria ter feito um jardim suspenso nós viadutos…
Na minha opiniao, achei desnecessarios a quantidade de viadutos construídos na BR230 Cabedelo. Acho que em alguns trechos, apenas uma rotatoria resolveria o problema. Mas como como tudo que é planejado no Brasil é feito com objetivo de render um bom dinheiro para política, precisou o exercito entrar pra acabar com o possivel roubo.
Interessante, porque você não fez essa matéria quando mais ou menos 1 ano desde o início o dinheiro simplesmente sumiu? Porque só agora, tava com medo? Iria prejudicar algum parlamentar conhecido seu? Ou o que?
Entre Campina e Patos uma terceira faixa nas subidas resolve! O caos é dentro da região metropolitana, entre Cabedelo e às três Lagoas.
Chama o Tarcísio
Projeto antigo! Ainda do governo Temer!
Tenho passado todos os dias por estas vias, pois moro aqui pertinho das obras, e confesso que me dar um tristeza ver tantos recursos sendo jogado no lixo, pois o exército está derrubando todo o paredão que divide as vias e fazendo um igual logo em seguida, ao meu ver esse custo daria pra concluir a via e seus viadutos, pois eles passam 3 semanas para Tam um buraco feito por eles mesmos, ou seja eles estão sem saber o que fazer, pois me parece que não há um responsável pela obra.
Que matéria fraca. O que estão fazendo os deputados federais? Vocês não podem relatar nada, a Paraíba tem políticos sem compromisso com seu estado, são verdadeiros coronéis. Até na imprensa eles dão as ordens. Como essa matéria, ou então é falta de assunto.
Vamos votar em outros nomes, toda eleição são os mesmo, na Câmara Municipal, na assembleia legislativa, e no parlamento. Acorda povo.
Qual Foi a obra Que o governo do estado realizou?
A questão é que o governo federal não tem apoio popular na PB. Não vão finalizar como forma de retaliação e também porque entendem que a PB tem pouca relevância na eleição nacional. Ademais nossos representantes em Brasília são essencialmente da base do (des)governo e não cobram nada efetivamente para não desagradar o rei. É lamentável.
Um monte de senadores de campina e não resolvem nada…..nos 3 horários de pico fica quase impossível transitar na alça sudoeste em campina
A duplicação tem que sai dos sonhos dos paraibanos sim, mas tem que ser de campina a cajazeiras, sendo até a praça meio do mundo é piada, pois o de mais acontece acidentes graves é de Soledade até o sertão. Mas já seria. Começo pra quem sabe daqui um século concluir.