Prévias do PSDB: problemas em aplicativo suspende votação para escolher candidato à presidência

Disputam as prévias tucanas para as eleições presidenciais de 2022 o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.

Prévias do PSDB: problemas em aplicativo suspende votação para escolher candidato à presidência
Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Dória, candidatos das prévias do PSDB. Foto: Valor Econômico.

O PSDB informou neste domingo (21) que o processo de votação das prévias que vão definir o candidato do partido à Presidência da República “encontra-se pausado” devido a um problema de instabilidade no aplicativo de votação.

Disputam as prévias tucanas para as eleições presidenciais de 2022 o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.

A votação teve início às 7h deste domingo (21) e estava prevista para acabar às 15h. No entanto, durante a manhã, devido a problemas na plataforma, a sigla chegou a prolongar o pleito até as 18h.

Em nota, o partido disse que o aplicativo “não comportou a demanda dos votantes das prévias”, que os votos registrados neste domingo estão preservados e que a data de retomada da votação ainda será definida (veja abaixo a íntegra da nota).

“O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”, diz o documento.

Instabilidade no aplicativo

Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que o restante recorresse ao aplicativo.

O aplicativo de votação foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A plataforma exige dupla verificação para a validação do votante, com identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular do filiado.

Instabilidade em aplicativo de votação das prévias do PSDB — Foto: Reprodução

Em nota, a fundação que desenvolveu o aplicativo disse que “está investigando todas as possíveis causas da instabilidade verificada no aplicativo das prévias do PSDB” e que “os problemas não têm qualquer relação com a compra de licenças para suportar o reconhecimento facial dos filiados”.

A fundação disse ainda que “os votos até agora registrados não serão perdidos, e a segurança do sistema não foi afetada”.

Após a suspensão da votação, os candidatos João Doria e Arthur Virgílio divulgaram uma nota em que defendem que a votação seja retomada no próximo domingo (28) “para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa”.

Ainda, segundo o documento, “prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático”.

Os candidatos disseram também que “foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias”.

Até a última atualização desta reportagem, o candidato Eduardo Leite ainda não tinha se manifestado sobre o tema.

Prévias

Esta é a primeira vez que o PSDB recorre às prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto. Ao g1, os coordenadores das prévias Marcus Pestana e José Anibal, além do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, reconheceram que há divergências dentro da legenda e que as prévias são único caminho para a unidade ao partido.

Além disso, para os articuladores, o modelo serviu também para dar visibilidade ao partido a pouco menos de um ano das eleições.

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tira foto com apoiador durante prévias do PSDB em Brasília — Foto: Alexandro Martello/g1
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Foto: Alexandro Martello/g1

[caption id="" align="alignnone" width="647"]Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto com apoiadores durante prévias do PSDB em Brasília — Foto: Alexandro Martello/g1 Governador de São Paulo, João Doria. Foto: Alexandro Martello/g1

Veja a nota do PSDB na íntegra

O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias.

Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.

O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022.

Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação.

A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas.

Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.

Com informações do G1