Cícero pretende ‘caçar’ não vacinados para tentar garantir Réveillon em João Pessoa

Prefeito disse que tem mapa de bairros e vai focar nesse público para melhorar número da capital.

Foto: divulgação/secom-Jp
trabalhadores da educação
Foto: divulgação/secom-Jp

Com planos de realizar o Natal dos Sentimentos e um grande Réveillon na orla de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (Progressista) demonstrou estar empenhado para superar a preocupação dos órgãos de controle com a pandemia da Covid-19 e, assim, assegurar a realização das festas. Em evento do governo estadual hoje (22) no Espaço Cultural, Cícero revelou seus planos para ampliar o número de imunizados na capital.

“Fizemos um mapa e sabemos quantas pessoas ainda não tomaram a segunda dose, por bairro. Vamos fazer uma operação nova para que possa atingir o maior número possível, exatamente com esse objetivo de ter a tranquilidade dos eventos que estão planejados”, disse Cícero.

Atualmente, a capital está com taxa de retransmissibilidade acima de 1 RT, o que acendeu o sinal de alerta dos órgãos públicos de controle. Os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPPB) e Trabalho (MPT) com gestores do estado e de municípios. Mais uma rodada de debates será realizada hoje, exatamente com o propósito de debater a possibilidade ou não de que haja a realização de festas.

Os Ministérios Públicos liberaram a entrada em shows para quem tomou as duas doses, apesar de manter a capacidade em 20%. Obstáculo a ser vencido pela prefeitura de João Pessoa é que os shows estão sendo planejados para ocorrer em área aberta, que dificulta o controle ao acesso.

Outra questão a ser equacionada é que o decreto municipal tem previsão de flexibilização para 100% após o dia 21 de dezembro, mas isto precisa ser afinado com os órgãos de controle e com o governo do estado, que tem sido mais ponderado na reabertura de eventos. A reunião hoje pode afinar esse entendimento.

Há preocupação com uma nova onda, amparada pela lógica que vem acontecendo em países da Europa. A atenção à possibilidade de vivenciarmos uma nova onda de contaminação pela Covid-19 pós-festas foi alvo de tema do podcast Papo Político, com a participação do secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

Confira: