Indicação de Antônio Edílio Magalhães para o CNMP é aprovada no Senado

A indicação foi relatada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Indicação de Antônio Edílio Magalhães para o CNMP é aprovada no Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (30) a indicação do paraibano Antônio Edílio Magalhães Teixeira para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021-2023. A vaga que ele vai ocupar é destinada a membros do Ministério Público Federal (MPF). A aprovação, por 62 votos favoráveis, 3 votos contrários e 2 abstenções, será comunicada à Presidência da República.

A indicação foi relatada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Ela destacou que Teixeira iniciou sua carreira profissional como advogado no Ceará. Ingressou mais tarde na Promotoria de Justiça do Maranhão, atuou depois como procurador da República na Paraíba, tendo sido ainda procurador-chefe do Ministério Público da 5ª Região e, desde então, segue lotado na Paraíba.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) também saudou a atuação profissional do procurador Antônio Edílio, cuja indicação já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em agosto.

Antônio Edílio

Antônio Edílio é procurador da República na Paraíba e membro do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público Federal na Paraíba (GAECO-MPF-PB). Conta com 28 anos de dedicação exclusiva ao Ministério Público, sendo 25 anos de Ministério Público Federal, com 16 anos de atuação em órgãos coletivos de tomada de decisão, como o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Paraíba e de Pernambuco.

Atualmente é Procurador da República na Paraíba. Já foi Procurador Regional da República da 5ª Região [sede em Recife-PE], Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Paraíba, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Procurador Regional Eleitoral de Pernambuco, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Presidente do Conselho Penitenciário da Paraíba, Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana na Paraíba, Promotor de Justiça no Maranhão e Advogado no Estado do Ceará.