Angélica Nunes
Laerte Cerqueira

Usina paraibana exporta mais de 2 mil toneladas de álcool para Trinidade e Tobago

Esta é a primeira exportação deste tipo de produto realizada pelo Porto de Cabedelo.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A usina Miriri Alimentos e Bionergia, situada na zona rural de Santa Rita, na Grande João Pessoa, exportará 2.160 toneladas de álcool produzido na Paraíba para Trinidade e Tobago, país localizado no Mar do Caribe, na América Central. Esta é a primeira exportação deste tipo de produto realizada pelo Porto de Cabedelo. O destino é o Centro Industrial Point Lisas.

De acordo com informações da presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, o navio químico Huemul atracou nesta sexta-feira (3), às 6h32, no berço 101 do Porto de Cabedelo para a operação de exportação, que está sob os cuidados do agente marítimo Irmãos Britto e Operador Portuário Heytor Gusmão.

“O esforço de buscar novos parceiros comerciais é o que move empresas como a Miriri Alimentos e Bionergia, sempre apoiado por excelente nível tecnológico e, mais uma vez, utilizando a infraestrutura competitiva do Porto de Cabedelo. Outras empresas do setor sucroenergético também farão exportações de tipos especiais de álcool por esses mesmo Porto da Paraíba”, afirmou o presidente-executivo do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa.

Veja também  Edital do concurso da Companhia das Docas será publicado na sexta

Importador

Trinidade e Tobago é um país de colonização inglesa e francesa que possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto. É a 36ª maior renda per capita do mundo. Com população predominantemente de descendentes de escravizados africanos, o país aboliu definitivamente a escravidão 50 anos antes do que o Brasil. Atualmente, tem na presidência, pela primeira vez, uma mulher: Paula-Mae Weeks. O senado e a Câmara do país também têm mulheres na presidência.