Eventos marcam Dia Internacional de Combate à Corrupção em João Pessoa, nesta quinta (9)

Eventos serão realizados, no mesmo horário, pelo Focco e pela Câmara Municipal de João Pessoa.

Foto: divulgação/MPPB
Eventos marcam Dia Internacional de Combate à Corrupção em João Pessoa, nesta quinta (9)
Foto: divulgação/MPPB

O Dia Internacional de Combate à Corrupção será celebrado nesta quinta-feira (9) com eventos simultâneos em João pessoa. Um deles será promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), no Tribunal de Contas do estado da Paraíba (TCE-PB). O segundo, I Fórum Anticorrupção, ocorre na Câmara Municipal de João Pessoa.

O evento no Focco tem início às 9h e será aberto ao público e também transmitido pelo do MPF/PB no YouTube. A previsão é que acabe por volta das 12h30, segundo os organizadores.

Estão programadas palestras de representantes do TCE e MP de Contas (Fernando Catão e Bradson Camelo), Tribunal de Contas da União – TCU (Márcio Sueth), Controladoria-Geral da União – CGU (Walber Alexandre de Oliveira e Silva), Gaeco do Ministério Público da Paraíba – MPPB (Octávio Paulo Neto), Gaeco do Ministério Público Federal – MPF (Tiago Misael), Imprensa (João Paulo Medeiros), Projeto na Moral – MPDFT (Luciana Asper) e Portal Fisco Cidadão – Sindifisco PB (Manoel Isidro).

Câmara

Já a Câmara Municipal de João Pessoa vai promover o I Fórum Anticorrupção, reunindo no evento várias autoridades da Paraíba e do Brasil. A programação também começará às 9 horas e vai debater a importância de ações voltadas para o combate à corrupção. Um dos palestrantes será o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Além de Nardes, ainda participarão do evento o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Fábio George Cruz; a auditora-chefe do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Regina Santos; a procuradora do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), Sheyla Barreto; o secretário Adjunto de Perícia e Análise da Procuradoria Geral da República, Thiago Misael de Jesus Martins; o professor, escritor e doutor em Direito Público pela Ludwig Maximilians Universität (LMU) de Munique, Alemanha, Thiago Marrara; e o professor doutor Rodrigo Valgas.

“O combate à corrupção é um dever de todos os brasileiros e a Câmara de João Pessoa, enquanto órgão público, vem cumprindo o seu papel”, destacou o presidente da Casa, Dinho (Avante).

O evento será em formato híbrido, com parte dos participantes no plenário da Câmara e outros com inserção remota. Os interessados em acompanhar as discussões poderão fazê-lo através da TV Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23) ou do canal do legislativo municipal no YouTube.