Ex-deputado Simão Almeida morre em decorrência da Covid-19

Atual diretor-presidente da Junta Comercial da Paraíba, ele estava internado desde o início do mês em um hospital particular em João Pessoa para tratar sequelas da doenças.

Simão Almeida. Foto: Walter Rafael/Secom-PB
Ex-deputado Simão Almeida morre em decorrência da Covid-19
Simão Almeida. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

O diretor-presidente da Junta Comercial da Paraíba, ex-deputado estadual e histórico militante do PCdoB, Simão Almeida Neto, teve a morte confirmada no início da noite desta quarta-feira (29). Mais cedo, a morte encefálica declarada dele já havia sido declarada pela equipe médica à família.

Simão Almeida tinha 77 anos e estava internado em um hospital particular em João Pessoa desde o início deste mês para tratamento de sequelas decorrentes da Covid-19.

Ele começou a sentir os sintomas da Covid-19 no dia 10 de dezembro. No dia seguinte fez o teste e deu positivo. Seguiu as orientações médicas em casa por três dias, quando foi ao hospital fazer alguns exames e os médicos acharam por bem que ele ficasse internado. No último dia 16 de dezembro, o quadro clínico piorou e ele foi intubado.

Antes mesmo da confirmação da morte, o governador João Azevêdo (Cidadania) emitiu nota lamentando o ocorrido. “Simão Almeida é mais um grande companheiro que perdemos para essa terrível doença. Um dia triste para a Paraíba e, em especial, para a nossa gestão que perde um grande colaborador. Estava à frente da Junta Comercial e foi um responsável pela implantação da Jucep Digital”, postou no Twitter.

Também através de nota, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo Paraibano, lamentou a morte do ex-deputado. “Neste momento de dor para toda a família nos solidarizamos com os familiares e amigos de Simão Almeida, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, ressaltou.

Simão Almeida

Simão de Almeida Neto é natural de Boa Vista, na Região do Cariri paraibano, onde nasceu a 9 de janeiro de 1944. Engenheiro elétrico de formação, já disputou nove eleições pelo PCdoB da Paraíba. Sua primeira disputa foi em 1988, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa de Antônio Arroxelas (PDT), que ficou na 4ª posição entre sete candidatos.

Na eleição de 1990, elegeu-se deputado estadual com 4.538 votos. Em 1994, obteve 7.615 votos, mas não conseguiu a reeleição.

Em 1996, Simão Almeida candidatou-se a vice na chapa de Lúcia Braga (PDT), que levou a disputa para o 2º turno contra Cícero Lucena (PMDB), que elegeu-se prefeito de João Pessoa. Dois anos depois, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, recebendo 11.820 votos, não conseguindo se eleger. Ele também não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal em 2000, obtendo 1.322 sufrágios.

Seu melhor desempenho eleitoral foi em 2002, quando candidatou-se ao Senado Federal e recebeu 113.405 votos (50.711 foram do eleitorado pessoense). Não disputou nenhum cargo eletivo em 2004 e 2008, e não foi bem-sucedido nas eleições de 2006 (4.291 votos para deputado estadual) e 2010 (3.816 votos), sua última disputa estadual.

Em janeiro de 2020, Simão Almeida chegou a ser escolhido como um dos pré-candidatos do PCdoB à Prefeitura de João Pessoa (PMJP), mas o partido desistiu da candidatura, apoiou Anísio Maia, no 1º turno, e passou a apoiar a eleição de Cícero Lucena, no 2º turno.

Além de participar de disputas eleitorais, Simão estava atuando como diretor-presidente da Junta Comercial da Paraíba (JUCEP) desde 2018, quando foi nomeado ainda na gestão de Ricardo Coutinho (PT).

*Matéria atualizada às 19h10 com a confirmação da morte de Simão Almeida