Cerca de 200 pessoas em Lucena tomaram vacina contra Covid-19 fora da validade, revela SES

Governo estadual vai se reunir com Ministérios Públicos Federal e estadual nesta terça-feira (18) para dar andamento às investigações.

Frasco da vacina contra Covid-19 – Foto: Divulgação
Frasco de Vacina da Pfizer
Frasco da vacina contra Covid-19 – Foto: Divulgação

A quantidade de pessoas que tomaram vacinas vencidas em Lucena, município do Litoral Norte da Paraíba, pode ir muito além das 49 crianças já contabilizadas que receberam indevidamente doses de vacina contra a covid-19 para adultos. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado hoje (17), cerca de 200 indivíduos (entre adolescentes e adultos) receberam imunizantes fora do prazo de validade.

Dentre os menores de idade, 13 crianças receberam doses que estavam dentro do prazo de validade e 36 que não estavam, pois foram armazenadas em temperatura positiva há mais de 30 dias. Não foram identificados, até o momento, eventos adversos graves.

Após o caso vir à tona, o governo do estado resolveu assumir a responsabilidade pela condução da vacinação no município. Agora, serão contabilizadas e catalogadas todas as doses de Pfizer/Comirnaty enviadas ao município, para que sejam identificadas todas as pessoas que receberam doses vencidas, e recebam as orientações adequadas.

As crianças seguirão, conforme preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI), em monitoramento por 30 dias contados a partir da data de aplicação.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que “o trabalho de campo da equipe técnica do governo do Estado continuará durante toda a semana em Lucena e, na quinta-feira (20), será realizada uma capacitação com todas as equipes de imunização do município”.

Temporariamente, a vacinação contra covid-19 está suspensa no município e a SES está buscando estratégias que venham garantir a segurança da imunização para os residentes da localidade.

O prefeito Léo Bandeira determinou a exoneração do secretário da Saúde,  exonerou o secretário de Saúde do município e afastou a coordenação de vigilância e uma enfermeira, além da técnica de enfermagem que aplicou as doses.