Prefeitura anuncia reajuste escalonado de 31,5% para professores de João Pessoa

O sindicato da categoria questiona que o percentual descumpre o piso nacional da categoria para 2022 e agenda assembleia.

Foto: Secom/JP
Prefeitura anuncia reajuste escalonado de 31,5% para professores de João Pessoa
Foto: Secom/JP

A Prefeitura de João Pessoa apresentou uma nova proposta de reajuste de 31,5% para professores e especialistas da gestão municipal, sendo 15% sobre os vencimentos e outros 16,5% em forma de abono. O pagamento será feito de modo escalonado até o fim do ano.

A proposta anterior era de 15% de reajuste, sendo 10% em aumento linear para todos os trabalhadores da educação e mais 5% em forma de abono.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem) ainda não ficou satisfeito com a proposta porque ela está abaixo do piso nacional definido ontem (28) pelo governo federal, fixado em 33,24% para 2022.

O presidente de Sintem-JP, Daniel Assis, convocou para o dia 4 de fevereiro uma assembleia extraordinária para articular providências. A categoria também quer que o reajuste também seja concedido aos prestadores de serviço.

Ao Conversa Política, o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Diego Tavares, disse que aguarda o aceno da categoria à proposta apresentada e que vai se reunir com a gestão para discutir sobre o novo piso anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, que ainda não foi formalizada em lei.

Proposta

Na proposta, a cada mês, o índice de 1,5 ponto percentual será incorporado aos salários somando 31,5% até dezembro deste ano. O abono de 16% será pago de forma escalonada da seguinte forma:

  • Janeiro – 16,5%
  • Fevereiro – 15%
  • Março – 13,5%
  • Abril – 12%
  • Maio – 10,5%
  • Junho – 9%
  • Julho – 7,5%
  • Agosto – 6%
  • Setembro – 4,5%
  • Outubro – 3%
  • Novembro – 1,5%

Para os docentes aposentados, a proposta da Prefeitura é de 15% de reajuste em janeiro e a cada mês será acrescido 1,5%, chegando ao mesmo índice daqueles docentes que estão na ativa em dezembro.

Já para os demais trabalhadores da Educação, foi oferecido um reajuste de 10% nos vencimentos.

Confira a nota:

COMUNICADO AO SINTEM

Prezados,

Em um gesto de valorização e reconhecimento com todos os trabalhadores da Educação, estamos oferecendo aumento para todas as categorias da Rede de Ensino Municipal.

Para os docentes e especialistas, a PMJP está oferecendo 31,5% (trinta e um vírgula cinco por cento) de aumento. Este percentual corresponde a 15% sobre os vencimentos e 16,5% em forma de abono. A cada mês o percentual de 1,5% será incorporado aos vencimentos somando 31,5 em dezembro de 2022. Para os servidores aposentados a proposta é de 15% de reajuste em janeiro e a cada mês será acrescido mais 1,5%, chegando ao mesmo percentual dos docentes da ativa em dezembro de 2022. Os servidores desse grupo que estejam na ativa terão também um reconhecimento através de abono. De janeiro até o mês de novembro de 2022, sendo 16,5%, no mês de janeiro, 15% no mês de fevereiro, 13,5% no mês de março, 12% no mês de abril, 10,5% no mês de maio, 9% no mês de junho, 7,5% no mês de julho, 6% no mês de agosto, 4,5% no mês de setembro, 3% no mês de outubro e 1,5% no mês de novembro correspondentes ao valor dos vencimentos do mês de dezembro de 2021 de cada servidor.

Para os demais servidores da Educação serão concedidos 10% (dez por cento) de aumento.

Fica demonstrado neste gesto a disposição do Executivo Municipal de dialogar de maneira respeitosa e responsável com os representantes sindicais da categoria docente, atendendo, de maneira viável, suas demandas.

João Pessoa, 27 de janeiro de 2022.