CONVERSA POLÍTICA
Cidadania convoca reunião para decidir se forma federação com PSDB, Podemos ou PDT
Definição do partido do governador João Azevêdo pode mexer com o cenário eleitoral local e provocar mudança de legenda.
Publicado em 02/02/2022 às 11:53
A Comissão Executiva Nacional do Cidadania está dividida com relação a escolha do partido que vai coligar na federação partidária para as próximas eleições. O partido no topo da lista é o PSDB, do pré-candidato à presidência, João Dória. Mas também são cogitados o Podemos, do pré-candidato à presidência Sérgio Moro, e do PDT, de Ciro Gomes.
Uma reunião do Diretório Nacional foi convocada para 15 de fevereiro, com o objetivo de definir com quem será a aliança, como diz a nota oficial do partido (leia abaixo). São 112 membros, entre eles o secretários do governo da Paraíba, Nonato Bandeira e Ronaldo Guerra.
A decisão de coligações, por meio de federação, obriga os estados seguirem o que for determinado nacionalmente, o que mexe, significativamente, nos arranjos políticos locais. Aqui na Paraíba, PSDB e Cidadania, por exemplo, fazem oposição.
Sem saber o que pode acontecer, mas com o Cidadania pavimentando o caminho para se coligar com o PSDB, o governador João Azevêdo e aliados já criam cenários. Entre eles, o da possibilidade de mudar de partido. Atualmente, está na lista de apostas, o PSD, de Gilberto Kassab.
Podemos
Ontem, o Podemos aprovou a possibilidade de federação com o Cidadania. Pelo lado do PSDB, Dória trabalha para que a coligação aconteça.
Nota Oficial do Podemos
Nota oficial
A Executiva Nacional do Cidadania decidiu nesta terça-feira encaminhar ao Diretório Nacional do partido um indicativo favorável à federação, sem, no entanto, indicar qual legenda deverá ser priorizada na discussão daquele colegiado ante a falta de consenso sobre as opções apresentadas. Caberá ao Diretório, em reunião marcada para o próximo dia 15, definir se a federação se dará com PSDB, Podemos ou PDT. Tanto a legislação eleitoral quanto o estatuto do Cidadania estabelecem o Diretório como instância máxima decisória e a ela caberá a palavra final. As conversas com os três partidos, portanto, continuam por intermédio da Comissão de Entendimento Político.
Nota do PODEMOS
Com o objetivo de unir a terceira via e fortalecer a construção de um projeto sólido e plural de Brasil, a Executiva Nacional do Podemos decidiu autorizar a ampla discussão com o Cidadania para a formação de federação nas eleições de 2022.
Entendendo a importância da somatória de forças que representem uma alternativa equilibrada ao País, hoje representada no Cidadania pela pré-candidatura do senador Alessandro Vieira, o Podemos entende haver sinergia do projeto liderado por Sergio Moro com este relevante partido e com outras agremiações do centro democrático.
Esta é uma etapa importante para a consolidação de uma nova frente unida pelo o futuro do Brasil, que poderá congregar uma única e forte candidatura à presidência, com convergência de ideias e de princípios, transformando em realidade a tão desejada expectativa de um Brasil justo para todos.
Comentários