CONVERSA POLÍTICA
Sindicato dos Médicos da Paraíba pede suspensão do concurso da Polícia Civil para readequação de vagas
Publicado em 08/02/2022 às 16:28
Depois dos biomédicos ganharem liminar e Justiça suspender provas do concurso da Polícia Civil da Paraíba, referentes ao cargo de perito oficial químico-legal (área geral) e perito oficial químico-legal (área química), o Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) cobra da Justiça o resultado da liminar solicitada pelo sindicato em novembro de 2021.
A ação que tramita na justiça estadual pede a readequação das vagas do concurso público da Polícia Civil para os cargos de Perito Oficial Médico-Legal, na área de psiquiatria e patologia.
De acordo com o edital, ao todo são ofertadas 50 oportunidades para a categoria, divididas em área geral, psiquiatria e patologia. Em concursos anteriores todas essas vagas eram destinadas a médicos, sem subdivisões.
Segundo o presidente do SIMED-PB, Dr. Márnio Costa, atualmente não existem na lei orgânica da Polícia Civil esses cargos de perito médico-legal psiquiatra e patologista.
O sindicato quer que o concurso fique suspenso até que o Governo do Estado ajuste a lei criando os cargos de perito médico especialista, com a devida remuneração correspondente ao grau de especialização ou alternativamente destine todas as vagas para o que chama de perito médico-legal geral.
O que não é razoável aceitar é a exigência de um título de especialista ou um certificado de conclusão de residência médica como requisito para a posse, sem previsão na lei e na carreira policial", reforçou Márnio.
A Justiça concedeu liminar, nesta segunda-feira (7), para suspender a realização das provas do concurso referentes ao cargo de perito oficial químico-legal (área geral) e perito oficial químico-legal (área química).
A decisão estabelece que seja realizada uma retificação no edital para possibilitar a inscrição de biomédicos habilitados em Toxicologia e devidamente inscritos no respectivo conselho profissional.
Com informações Ascom/Simed/PB
Comentários