Wilson Santiago vai oficializar filiação ao Republicanos na segunda-feira

O parlamentar terá que aguardar a abertura da janela partidária, que começa em 20 dias, para oficializar a mudança para ‘nova casa’.

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Wilson Santiago vai oficializar filiação ao Republicanos na segunda-feira
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) confirmou nesta sexta-feira (11) que irá ingressar no partido Republicanos, legenda comandada no estado pelo deputado federal Hugo Motta. O anúncio oficial será realizado na próxima segunda-feira (14), durante o Encontro Estadual do partido, em uma casa de recepções no bairro dos Estados, em João Pessoa.

O encontro contará com a presença do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, e integrantes do diretório estadual, representado pelo presidente, deputado federal Hugo Motta.

Wilson Santiago está sem ‘casa’ desde maio do ano passado, quando perdeu o comando do PTB para o comunicador Nilvan Ferreira, numa manobra do presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, de torná-la mais conservadora para atrair o presidente Jair Bolsonaro.

Hugo Motta destacou que o crescimento do partido é uma realidade e o trabalho que vem sendo desenvolvido tem o diálogo como base. “Queremos agregar novas lideranças políticas, que tem compromisso com a Paraíba, visando mostrar a força e compromisso com o povo paraibano”, concluiu.

Janela e federações

Nesse processo, muito provavelmente o deputado Wilson Filho deve seguir o mesmo caminho de Santiago. Pai e filho, no entanto, terão que aguardar a abertura da janela partidária para oficializar a mudança para ‘nova casa’. O prazo da Justiça Eleitoral inicia no dia 3 de março, daqui a 20 dias, e termina em 1º de abril.

Um problema para tranquilizar os novos filiados é que as lideranças nacionais já anteciparam que até as formalizações das candidaturas não haverá mudanças em relação à federações partidárias. Nesse caminho, os diretórios locais estarão livres para fazer composições para a disputa estadual. A tendência é que o partido rume com o governador João Azevêdo em seu projeto de reeleição.