Cartaxo evita risco maior e apostará em capital eleitoral para emplacar nome na “majoritária petista”

Cartaxo evita risco maior e apostará em capital eleitoral para emplacar nome na "majoritária petista"

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), confirmou, na manhã desta terça-feira (15), que será candidato a deputado estadual.

A decisão estava desenhada já há algum tempo, mais precisamente quando o PT local e o nacional passaram a apostar as fichas em Veneziano Vital do Rêgo (MDB), de olho em todo o cenário nacional.

Concorrer a uma vaga na AL era a defesa que estava sendo feita por boa parte de seus conselheiros.

Num cenário político-eleitoral confuso, na disputa e nas regras, melhor se aproximar da segurança de um mandato.

Mas Cartaxo deve usar o capital político-eleitoral que tem em João Pessoa, resultado de dois mandatos bem avaliados (apesar de não ter feito a sucessora), para garantir uma vaga na “majoritária petista”.

Isso, se o candidato do grupo for o emedebista Veneziano.

Uma parte dos petistas entende que um nome com apoio direto de Cartaxo poderia dar o “peso” de João Pessoa e da região metropolitana na chapa encabeçada por um campinense.

Entre os nomes citados, Maísa Cartaxo, esposa, e Lucélio Cartaxo, irmão. Nos dois casos, há grupos contrários e a favor. O fato é que o ex-prefeito escolhe não correr riscos, mas vai trabalhar por mais presença e influência no processo, com pesquisas de popularidade na capital, embaixo do braço.

Oposição com mandato e tribuna 

Com a decisão, Cartaxo também aponta para 2024, em uma possível disputa à prefeitura da capital. Antes, se ganhar a vaga na AL, usará a tribuna e a visibilidade da Casa para “liderar” uma frente de oposição à Cícero Lucena (Progressistas).

Detalhe

Com a decisão de Cartaxo, o PT da Paraíba vai ter que apostar todas as fichas em Veneziano. Por consequência, o senador aumentou o passe e pode “exigir” mais um pouquinho para ser o cabeça de chapa do grupo. Inclusive, colocar todas as digitais na escolha do vice.