Comércio é contra ponto facultativo e vai abrir no Carnaval; hotéis, por outro lado, já esperam baixa ocupação

Nivaldo Vilar, presidente da CDL – Câmara de Diretores Logista de João Pessoa, afirmou ao Conversa Política que o comércio de João Pessoa vai abrir as portas todos os dias no período do Carnaval, como uma semana normal.

Comércio é contra ponto facultativo e vai abrir no Carnaval; hotéis, por outro lado, já esperam baixa ocupação
Foto: divulgação

A prefeitura de João Pessoa anunciou, ontem (16), que vai manter o ponto facultativo dos servidores municipais no fim de semana do Carnaval. A decisão será publicada por meio de portaria da Secretaria de Administração. Um dos setores que não concordam com a manutenção da “folga”, ou de qualquer feriado, é o comércio.

Nivaldo Vilar, presidente da CDL – Câmara de Diretores Logista de João Pessoa, afirmou ao Conversa Política que o comércio de João Pessoa vai abrir as portas todos os dias no período do Carnaval, como uma semana normal.

Nós vamos trabalhar para que o comércio abra com ponto facultativo ou sem ponto facultativo. Porque inclusive é mais impostos para arrecadar, imposto que paga os salários do servidores”, afirmou.

A presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias, disse ao blog que para o comércio é bom ficar aberto porque outras pessoas que estão na cidade terão oportunidade de consumir. Ela ressalta, no entanto, que para o setor de festas e eventos não é bom.

“O que eu posso te dizer é que cada um tem a sua convenção. A Associação respeita o decreto municipal e segue. A gente está acompanhando com o seguimentos. A gente está a favor do setor produtivo. Então, o que for bom pra eles… nesse caso para o comércio é muito bom (…) Eu penso é que a gente tem que voltar a normalidade de nossas vidas e poder, realmente, de fato, começar a ver o desenvolvimento voltar. São outras demandas que o prefeito e  o governador deveriam estar preocupados”, destacou.

Hotéis

Se em João Pessoa o ponto facultativo foi mantido, para os servidores da administração estadual expediente será normal. A decisão de não conceder a folga foi publicada no novo decreto pelo governador João Azevêdo (Cidadania) na última quarta-feira (16).

Um setor que não está satisfeito com a suspensão do ponto facultativo é o hoteleiro. No caso de estados como Pernambuco, houve cancelamento de feriado. Os dias de “lazer” eram esperados pelo setor, que está com ocupação baixa, segundo um dos diretores da Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis (ABIH), Gustavo Paulo Neto.

Ele lembra que não só as decisões aqui no estado afetam a ocupação. Por causa das medidas dos governos em vários estados, muitos turistas deixaram de visitar João Pessoa, sempre procurada pela tranquilidade. “Essa época já estávamos com quase 100% de reservas”, completa.

Bares e Restaurantes

O setor de bares e restaurantes afirmou que a suspensão do ponto facultativo pelo governo do Estado será muito ruim para o setor. Para Delano Tavares, do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, são dois dias de perda de faturamento expressivo. Ele acredita que só vai prejudicar o setor de hotelaria e de alimentação.

Um setor que já tem bem sofrido, que já vem passado por grandes dificuldades, que começa a ter um sinal de retomada, e pelo segundo ano consecutivo, o governo suspende um feriado, que pro nosso setor entendemos que não foi a solução ano passado e não será este ano, comenta Delano Tavares.

Festas

Apesar da suspensão do ponto facultativo para servidores estaduais e manutenção no caso dos servidores de João Pessoa, os shows na capital estão mantidos com público de até 1 mil pessoas. Em outros locais do estado, como registra o decreto estadual, poderão ser realizado com até 5 mil pessoas. Nos dois casos, protocolos como teste de Covid-19 e cartão de vacinação completo precisam ser cumpridos.