Angélica Nunes
Laerte Cerqueira

Galdino anuncia revista para proibir que deputados entrem armados na ALPB

Presidente da Casa afirmou que decisão está prevista no Regimento Interno da Casa.

Foto: divulgação/alpb
Foto: divulgação/alpb

O clima parece estar mais tenso na Assembleia Legislativa da Paraíba neste último ano de legislatura e com um processo eleitoral já iniciado. Nesta terça-feira (22), o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB) anunciou que a partir de amanhã (23) nenhum deputado poderá adentrar nas dependências do Legislativo portando arma, muito menos participar das sessões de forma presencial.

O assunto veio à tona após o deputado Hervázio Bezerra (PSB) manifestar preocupação com o uso de armas por colegas de parlamento. “Quero chamar todos à reflexão, da responsabilidade que têm. Esse tema já foi debate em várias Casas legislativas. Nós já vimos no parlamento, um deputado, um vereador, jogar um copo no outro, já vi brigas de tapa mesmo no Congresso Nacional. Se um ali está armado ninguém sabe o seu limite. É totalmente imprevisível”, comentou.

Veja também  Eleições 2022: saiba quais restrições para agentes públicos valem a partir deste sábado

Cida Ramos também clamou pela decisão de proibir armas em plenário. Disse que solicitou formalmente à ALPB desde 2018, mas que o pleito nunca foi atendido.

Galdino se socorreu ao Regimento Interno da Casa, que proíbe expressamente a qualquer pessoa o uso de armas nas dependências do Poder Legislativo, com exceção dos servidores que atuarem na segurança do local. “A partir da próxima semana estaremos revistando para garantir que nenhum deputado ou deputada possa adentrar com armas nas dependências da Casa conforme diz o regimento”, afirmou.

A determinação acaba direcionada aos dois parlamentares que integram as forças de segurança da Paraíba, os deputados Cabo Gilberto (PSL) e Wallber Virgolino (Patriotas).

Cabo Gilberto disse que não tem o costume de participar das sessões armado. “Eu conheço o regimento e o cumpro”, afirmou, em reposta a Hervázio, na sessão.