Papo Político: podcast da CBN Paraíba destaca protagonismo dos jovens na política

A Justiça Eleitoral iniciou uma campanha para estimular que os jovens tirem o título eleitoral e votem nas Eleições Gerais de 2022. Os interessados têm até o dia 4 de maio para realizar o processo.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Papo Político: podcast da CBN Paraíba destaca protagonismo dos jovens na política
Ilustração: ms.gov.br

Uma pesquisa realizada pelo instituto DataSenado revela um dado desalentador (e desafiador): 70% dos jovens nordestinos entrevistados têm vergonha do seu país. Boa parte motivada pela atuação dos gestores públicos.

Nesse cenário, o direito ao voto acaba sendo uma ferramenta para que o jovem assuma o protagonismo no processo de escolha desses políticos.

Esta semana, a Justiça Eleitoral iniciou uma campanha para estimular que os jovens tirem o título eleitoral e votem nas Eleições Gerais de 2022.

Podem se alistar jovens a partir de 15 anos de idade, que terão completado 16 no dia 2 de outubro. Para esta faixa etária, o voto é facultativo. O interessado tem até o dia 4 de maio para realizar o processo.

Neste episódio, falamos sobre esse protagonismo; sobre a importância da participação desses eleitores na construção de um país melhor para viver, menos desigual, e onde tenham mais orgulho e menos vergonha.

Nossa convidada é a coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, que traz informações sobre os jovens eleitores paraibanos e mostra, com números, como eles são essenciais no ecossistema eleitoral.

Papo Político no site da CBN