icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Agricultoras da Borborema protestam em Solânea contra instalação parques eólicos na região

A atividade fez parte de um processo de mobilização das famílias rurais para debater os impactos do modelo industrial da geração de energia eólica. 

Publicado em 02/05/2022 às 19:25 | Atualizado em 02/05/2022 às 19:36


                                        
                                            Agricultoras da Borborema protestam em Solânea contra instalação parques eólicos na região

Agricultoras de 13 cidades da Borborema, na Paraíba, realizaram, na manhã desta segunda-feira (2), em Solânea, um ato público contra a instalação de parques eólicos na região.

A atividade fez parte de um processo de mobilização das famílias rurais para debater os impactos desse modelo industrial da geração de energia.

De acordo com a organização, cerca de cinco mil mulheres do Polo da Borborema e também de outras regiões da Paraíba, dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná participaram da 13ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia.

No centro de Solânea, elas cantaram, marcharam e levantaram bandeiras coloridas.

“Com a Marcha, queremos debater com a sociedade o que acontece com as comunidades rurais a partir do olhar das mulheres que vivem no campo. Queremos também dialogar com nossos governantes sobre o modelo de geração de energia que a gente quer no nosso território. A gente não é contra as energias renováveis, mas contra a indústria energética que se instala pertinho das nossas casas, nos nossos roçados, nas nossas comunidades”, comenta Maria do Céu Silva, uma das lideranças do Polo da Borborema e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Solânea.

As manifestantes realizaram uma esquete descrevendo os problemas que estão e podem chegar com o modelo dos grandes parques eólicos. Após a encenação, as agricultoras de territórios onde os parques eólicos foram instalados falaram da sua realidade.

“Eles prometem o mel e entregam o fel”, sustenta Soraia dos Santos de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. “Pra falar a verdade, na nossa comunidade, já faz seis anos que os parques eólicos foram instalados, e pra receber R$ 600 tá na justiça. E aquele pedaço de chão muitos não têm o direito de passar por lá. Muitos também já perderam até gado porque as porteiras se quebram, as empresas não consertam, e o gado vai pra mata e se perde”, comenta Tatiana Muniz, do município de Tibau, também no Rio Grande do Norte.

Carta política

A coordenação da Marcha apresentou a Carta Política e assumiu o compromisso de transformá-la em instrumento de incidência junto ao governo da Paraíba, deputados estaduais e prefeitos para o diálogo e construção de um projeto de produção de energia que leve em consideração a qualidade de vida da população do campo.

O documento reafirma os potenciais do território que conquistou sua soberania alimentar e declara, ponto por ponto, porque as mulheres se atravessam na frente das indústrias eólicas que querem se instalar no território.

Medidas protetivas

A Carta Política, ao final, ressalta a necessidade de medidas protetivas que o Estado deve adotar para proteger as famílias rurais das violações de seus direitos. Destaca também a necessidade de ampliar o debate na sociedade sobre a geração de energia que também contemple a visão das mulheres agricultoras defensoras dos territórios e da biodiversidade.

Veja também: 

Pesquisadores relatam impactos socioambientais das grandes usinas solares e parques eólicos na Paraíba

Reportagem sobre impactos no Bom Dia Paraíba

Com informações da Aspta/ Fotos: Assessoria Aspta

Imagem ilustrativa da imagem Agricultoras da Borborema protestam em Solânea contra instalação parques eólicos na região

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp