Mesmo federado, PCdoB referenda apoio a João Azevêdo e quer Rangel Júnior no Senado

As articulações da legenda esbarram em uma composição complexa em cada propositura, devido à federação com o PT.

Foto: divulgação/PCdoB

O PCdoB realizou uma plenária de mobilização, ontem (12) à noite, para traçar a tática eleitoral para as eleições 2022. Além de definir como prioridade a eleição de Lula à presidente, o partido referendou o apoio ao projeto de reeleição do  governador João Azevêdo (PSB). Em relação às candidaturas próprias, o partido pretende lançar o professor Rangel Júnior como candidato ao Senado e o ex-secretário Jonildo Cavalcanti como candidato à Câmara Federal.

No documento, a legenda reforça que “o Govenador João Azevedo destacou-se no enfrentamento da pandemia e no Consórcio do Nordeste. João  e Lula reúnem as melhores credenciais para para governar o Brasil e a Paraíba. Ressalte-se que hoje, João já apoia Luiz Inácio Lula da Silva”.

As articulações da legenda esbarram em uma composição complexa em cada propositura. Na majoritária, ao apoiar João, o PCdoB entra em rota de colisão com a federação partidária formada com o PT e PV. Os petistas estão em união formalizada com o MDB em torno da pré-candidatura do senador Veneziano ao governo.

Outro imbróglio é a pretensa candidatura de Rangel Júnior ao Senado, tendo em vista que o PT também já tem a pré-candidatura própria do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para a vaga.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, deu parecer favorável para candidaturas isoladas, em consulta do deputado federal Delegado Waldir (UB), que busca entendimento para disputar ao cargo de senador, na chapa de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB), que tem outros pré-candidatos. Um aceno que pode viabilizar a futura candidatura dupla na federação, mas ainda há incógnita se este será um entendimento uniforme do MPE e sobre o posicionamento da Justiça Eleitoral sobre o caso.

Veja documento da plenária:

 

INTENSIFICAR PRÉ CAMPANHA, RUMO À VITÓRIA

O Brasil enfrenta o pior governante de sua história. O povo sofre com a carestia, fome, desemprego e baixos salários. A democracia e instituições como o STF, TSE, são  atacadas todos dias pelo  presidente e seus seguidores. Agora usa de todos os meios, incluindo ameaças, os militares que aparelham o governo e a corrupção descarada, usando entre outros meios o chamado “orçamento secreto” para a compra de parlamentares.

Para recuperar a democracia e retomar o crescimento econômico o PCdoB entende que é preciso derrotar Bolsonaro, e que as forças de esquerda e democráticas conquistem a maioria nas duas casas do Congresso Nacional. Por isto defende uma ampla frente anti-fascista em defesa do Brasil.

No atual contexto, em que vários candidatos se apresenta para disputar a cadeira da presidência, o PcdoB entende que o nome que reúne as melhores condições de vencer Bolsonaro é o de Luiz  Inácio Lula da Silva que pode liderar esta frente, tendo como núcleo a Federação Brasil da Esperança.

O PCdoB chama toda sua militância para essa grande batalha que visa eleger Lula presidente da República e a reeleição do governador João Azevedo e em especial garantir o êxito de nosso Projeto Eleitoral. O Govenador João Azevedo destacou-se no enfrentamento da pandemia e no Consórcio do Nordeste. João  e Lula reúnem as melhores credenciais para para governar o Brasil e a Paraíba. Ressalte-se que hoje, João já apoia Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante do quadro das candidaturas ao senado, hoje dominado por conservadores e oligarquias familiares, nosso Partido apresenta ao povo paraibano através da nossa federação (PCdoB, PV e PT) o nome do Camarada Rangel Jr., ex-reitor da UEPB, que se distingue das demais candidaturas, pela capacidade política e  experiência, podendo retomar a tradição de grandes políticos paraibanos levantando temas e propostas do interesse do nosso povo.

Camaradas, para que essa empreitada seja coberta de êxito, é fundamental que cada dirigente cada quadro, cada militante conquistem votos e apoios para nosso(a)s candidato(a)s. Apresentamos o nome do camarada Jonildo Cavalcanti como candidato a deputado Federal. Jonildo é radialista e atualmente desenvolve rica atividade na área da Agricultura Familiar como Secretário Executivo Estadual desta pasta.

Igualmente batalhar cada voto para nossas candidaturas à Assembleia Legislativa: Inácio Falcão, Deputado Estadual com atuação em Campina Grande e toda região do Cariri; Jô Oliveira atual vereadora em Campina Grande e militante nos movimentos sociais, especialmente nos movimentos feminista, anti-racista e cultural; Ivan Freire, ex-vereador por Campina Grande e sindicalista; Norberto,  do município de Sousa, vice presidente do Sindicato dos oficiais de justiça do estado, advogado, Dora da saúde, agente de saúde em João Pessoa e militante da luta por um SUS de qualidade para todos, João Alves, articulador regional do orçamento democrático estadual, Ismael Carneiro o popular homem do pão de Bayeux, ex candidato a vereador.

O PCdoB conclama toda a militância para que os comunistas possam fechar o ano do seu centenário com a eleição de Lula, reeleição de João Azevedo; a conquista dos primeiros mandatos para o Congresso Nacional com Rangel Jr. no senado e Jonildo Cavalcanti na Câmara Federal; a reeleição de Inácio e ampliação da bancada de deputados estaduais.

Viva ao Partido Comunista Brasil