Lula diz que na Paraíba apoia Veneziano e afirma que vai retomar controle da Petrobrás

O discurso do ex-presidente Lula, em ato político, em Campina Grande, nesta terça-feira (02),  foi marcado por críticas duras ao governo Bolsonaro e a afagos a aliados paraibanos.

O pré-candidato à Presidência da República pelo PT deixou para o final a declaração de apoio, na Paraíba, à candidatura de Veneziano, do MDB.

Nesse estado da Paraíba, eu tenho candidato a governador, e ele é Veneziano. Tenho candidato a senador, e ele é Ricardo Coutinho”, reafirmou Lula, ao final do seu discurso.

Antes, Veneziano já tinha feito gesto semelhante em relação a Lula. “Não poderia deixar de lhe agradecer pelo seu compromisso, pela sua palavra, pelo seu comprometimento com esse projeto, que, aqui na Paraíba, é conduzido por Ricardo, seu senador, e por nós, candidatos ao governo”

Diferentemente do que se esperava, um Lula discreto em relação aos apoios na Paraíba, foi enfático e “esqueceu” o PSB no palanque, partido do seu vice Geraldo Alkimim.

Pelo visto, deu prioridade ao esforço de Veneziano de iniciar um processo para levar o MDB nordestino para os braços do ex-presidente.

Ele agradeceu a Veneziano por ter sido o primeiro emedebista a anunciar apoio ao petista no Brasil. “Eu agradeço de coração, pelo gesto de coragem que você teve, Veneziano. E também quero agradecer ao Ricardo Coutinho, que governou tão bem João Pessoa e a Paraíba”, afirmou o ex-presidente.

Petrobrás e Covid

Lula voltou a chamar Bolsonaro de genocida por causa dos quase 700 mil mortos pela Covid-19, na pandemia.

Criticou a política de preços da Petrobras e afirmou que vai retomar o controle da estatal.

Para ele, a população não pode sofrer enquanto os “acionistas americanos” enriquecem lucros absurdos.

A Petrobras não pode ficar dando dinheiro para acionistas americanos, em detrimento do preço da gasolina, do diesel e do gás”, justificou.

O ex-presidente também fez críticas aos programas sociais de geração de emprego e construção de casas,  porque, segundo ele, não saíram do papel.

O evento

O evento reuniu caravanas organizadas por diretórios municipais do PT e MDB, entidades, associações, sindicatos e pessoas do povo.

Veneziano destacou que sua parceria e a de Ricardo Coutinho com Lula vem desde a época em que eram gestores municipais das duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande.

“Essa parceria, que já rendeu bons resultados para Campina e João Pessoa, com os Restaurantes Populares, o programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar; entrega de milhares de Cisternas; unidades habitacionais, atração de empresas, o Sistema Integrado de Ônibus na Rainha da Borborema, a maior Creche da Paraíba”, destacou.

O pré-candidato criticou o governo atual, do qual fez parte até o fim do ano passado.

Umas das críticas foi relacionada a “falta de projetos” para uso das águas do Rio São Francisco, que chegou à Paraíba pelo Eixo Leste, em Monteiro.

Ricardo lembrou o sentimento de gratidão em voltar a Campina, onde destacou ações de sua gestão de governador, como sua luta para o fim do racionamento na cidade.

Lideranças

Além de Veneziano, Ricardo e Lula, estiveram presentes a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann; a senadora Nilda Gondim; o senador Randolfe Rodrigues, o ex-senador Lindenberg Farias, Márcio Rodrigues, vice-presidente nacional do PT; o presidente estadual do PT Jackson Macedo, prefeitos, vice-prefeitos, pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal, lideranças sindicais, representantes de classes, dentre outros.