Pedro e João terão os maiores tempos no guia de rádio e televisão

As inserções e a propaganda gratuita começam dia 26 de agosto.

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (19), sorteio para estabelecer ordem de veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na tv e o tempo do guia eleitoral de cada candidato nas eleições deste ano.

O candidato ao governo Pedro Cunha Lima (PSDB) terá o maior tempo no guia eleitoral: 3 minutos e 23 segundos. Já o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), abrirá a propaganda.

As inserções e a propaganda gratuita começam dia 26 de agosto.

A coligação “Juntos Pela Paraíba”, de João Azevêdo, ficou com 3 minutos e 15 segundos no guia eleitoral. A coligação de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), “A Paraíba tem pressa de ser feliz”, terá 2 minutos e 8 segundos.

O PL, de Nilvan Ferreira, ficou com 48 segundos; e a federação PSOL/Rede, da candidata Adjany Simplício terá 24 segundos no guia eleitoral.

Major Fábio (PRTB), Antônio Nascimento (PSTU) e Adriano Trajano (PCO) são de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira. Também não têm representação suficiente, ou seja, não elegeram pelo menos nove deputados federais distribuídos em pelo menos um terço dos estados. Nessa condição, não têm tempo na propaganda de rádio e tv.

Segundo turno

Se tiver segundo turno, começa com o candidato que obtiver o maior número de votos e o tempo será dividido igualitariamente.

Dias de veiculação 

Com relação a veiculação ficou definido pelo TRE que nas segundas, quartas e sextas-feiras, serão veiculadas as propagandas dos candidatos aos cargos de deputado estadual e ao governo do estado.

Às terças, quintas e sábados, serão exibidas as propagandas dos candidatos a deputados federais, senadores e presidentes.

Com relação a ordem, segue detalhes abaixo:

  • Juntos pela Paraíba – João Azevêdo (PSB)
  • A Paraíba tem pressa de ser feliz – Veneziano Vital do Rêgo (MDB)
  • Coragem Pra Mudar – Pedro Cunha Lima (PSDB)
  • Direito ao Futuro – Adjany Simplício (PSOL/Rede)
  • Partido Liberal – Nilvan Ferreira

De acordo com o calendário eleitoral, até o dia 29 de setembro, os candidatos (as), os partidos políticos, as federações e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h.

A campanha começou no último dia 16. A propaganda no rádio e na tv vai até 29 de setembro de 2022.

Abaixo, detalhes da ordem de veiculação de conteúdo dos candidatos ao Senado:

  • André Ribeiro Barbosa
  • Ricardo Coutinho
  • Alexandre Soares de Melo
  • Bruno Roberto
  • Efraim Filho
  • Pollyana Dutra

*Cláusula de barreira – Em 2018, o desempenho mínimo previsto na cláusula de barreira era: ter tido no mínimo, 1,5% (um e meio por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% (um por cento) dos votos válidos em cada uma delas ( texto incluído às 20h06).