CONVERSA POLÍTICA
Veneziano e Ricardo têm maior percentual de eleitores que não sabem o número de urna
A pesquisa Ipec, divulgada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba nesta quinta-feira (22), mediu o conhecimento do eleitorado paraibano sobre o número de urna dos candidatos.
Publicado em 23/09/2022 às 13:49
A pesquisa Ipec, divulgada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba nesta quinta-feira (22), mediu o conhecimento do eleitorado paraibano sobre o número de urna do candidato ou candidata que ele pretende votar no próximo dia 2 de outubro. Há recorte dos principais pontuados na pesquisa para os cargos ao governo e Senado da Paraíba e para presidente.
Dentre os candidatos ao governo, em terceiro lugar na nova rodada da pesquisa Ipec, Veneziano tem o maior percentual de eleitores que não sabem qual o seu nome de urna, juntando os que não sabem ou não responderam (73%) seu número de urna e os que citou o número errado (5%). A pesquisa também aponta que 23% citou o número corretamente. Veneziano foi eleito pelo PSB em 2018 e retornou aos quadro do MDB ano passado, após a morte do senador José Maranhão.
Nilvan Ferreira (PL), dentre os quatro melhores colocados na pesquisa Ipec é o que tem o maior percentual do que teve o número citado errado na pesquisa. O candidato era do MDB na eleição passada, filiou-se ao PTB e acabou migrando para o PL junto com Bolsonaro. Neste cenário, 29% estão antenados sobre qual o seu partido atualmente e 63% não sabem ou não responderam qual seria ele.
Ainda conforme a pesquisa, dos que disseram que vão votar no governador João Azevêdo (PSB), 61% afirmaram não saber (56%) o nome do candidato à reeleição pelo PSB ou afirmaram o nome incorreto (5%) do partido. Apenas 39% citou o número correto.
Em segundo lugar nas pesquisas, Pedro Cunha Lima (PSDB) tem o maior percentual dentre os que sabem o seu número de urna: são 42%. Apesar disso, 53% não sabe ou não respondeu e outros 6% citou o número errado, o que corresponde a 59%. Dos quatro melhor colocados é o único que não trocou de legenda, o que pode repercutir neste consciente do eleitorado.
Confira na íntegra os dados da pesquisa Ipec:
Senado
Para a disputa ao Senado, o candidato primeiro colocado e mais conhecido do eleitorado obteve o pior percentual de acertos no número de urna pelo eleitoral. Apenas 18% acertou o número da sua nova legenda de Ricardo Coutinho (PT), enquanto os outros dois principais concorrentes, Efraim Filho (União) e Pollyanna Dutra (PSB), obtiveram, respectivamente, 26% e 27% de proporção de acertos do eleitorado em relação ao número do partido.
Ricardo Coutinho também lidera quando se trata dos seus eleitores que não sabem ou não responderam qual o seu número de urna ou erraram o numeral na entrevista. Este universo é de 82%. Já o segundo colocado nas pesquisas, Efraim Filho tem o maior percentual de eleitores que acertaram seu número, embora a legenda seja nova, fruto da fusão do DEM com PSL.
Pollyanna Dutra (PSB) lidera na situação em que o eleitorado mais citou errado o número e fica no meio quanto ao percentual de número dito correto (26%) na pesquisa e dentre os que não sabem ou não respondeu (69%).
Confira na íntegra os dados da pesquisa Ipec:
A pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.
Ipec
O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.
Comentários