CONVERSA POLÍTICA
João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina
O governador João Azevêdo (PSB), candidato a reeleição, chega ao segundo turno com uma distância boa em relação ao segundo colocado, 39% a 23%, mais de 340 mil votos, mas com um caminho arenoso para buscar votos entre os opositores no 2º turno.
Publicado em 03/10/2022 às 7:29 | Atualizado em 03/10/2022 às 15:35
O governador João Azevêdo (PSB), candidato a reeleição, chega ao segundo turno com uma distância boa em relação ao segundo colocado, 39% a 23%, mais de 340 mil votos, mas com um caminho arenoso para buscar votos entre os opositores no 2º turno. Tem, entre os petistas que estavam com Veneziano, o alvo principal.
Azevêdo também tem uma tarefa dura: reverter votos e melhorar o desempenho nas cidades da Grande João Pessoa e em Campina Grande. Por o outro lado, deve ter o apoio de Lula no segundo turno.
Perdeu em número de votos para Nilvan Ferreira (PL) em João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, que estão entre os principais colégios eleitorais.
Ou seja, o apoio dos prefeitos Cícero Lucena (PP), de João Pessoa; Emerson Panta (PP), de Santa Rita; e Luciene Gomes (PSD), de Bayeux, foi menos potente do que se esperava.
Em Campina Grande terá uma dificuldade a mais, ficou em quatro lugar. Perdeu, inclusive para Nilvan.
Por outro lado, Azevêdo, teve um ótimo desempenho em cidades do Sertão, como Cajazeiras, Patos e Sousa; e no Brejo, como em Guarabira e cidade menores de todo o interior.
Na luta por votos para o segundo turno, Pedro e João também terão que fazer um esforço a mais para diminuir a abstenção e convencer eleitores irem às urnas. Foram 17% de abstenção, mais de meio milhão de votantes.
Abaixo recortes feitos em algumas cidades, com aplicativo do g1.
Foto: reprodução/g1
Comentários