Aguinaldo Ribeiro tem contas de campanha reprovadas pelo TRE-PB

Aguinaldo Ribeiro disse que respeita a decisão do TRE-PB, mas vai recorrer da reprovação das contas, acreditando que será revertida pela Justiça Eleitoral.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) reprovou, nesta segunda-feira (19), as contas de campanha do deputado federal reeleito Aguinaldo Ribeiro (PP). A reprovação foi por unanimidade e seguiu o parecer do relator Fábio Leandro de Alencar Cunha.

A Justiça Eleitoral apontou uso de recursos de origem não identificada e a ausência de comprovação de despesas, além da aplicação irregular de verbas.

Aguinaldo Ribeiro é um dos candidatos eleitos que será diplomado hoje, na solenidade realizada pelo TRE-PB no Centro de Convenções, em João Pessoa. Ele foi reeleito com 135.001 votos, sendo o segundo mais votado nas Eleições 2022.

A rejeição de contas não impede a diplomação, uma espécie de atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo. Mas, mesmo diplomado, o candidato pode perder o mandato e se tornar inelegível se não sanar o problema.

Aguinaldo vai recorrer da decisão do TRE-PB

Em nota, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro disse que respeita a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que desaprovou suas contas, porém, discorda da mesma, “em face de, somente, ter realizado gastos condizentes com a legislação regente da matéria”.

Aguinaldo informa ainda que vai recorrer da decisão, acreditando que será revertida pela Justiça Eleitoral.