VÍDEO: veja projeto do Arco Metropolitano de João Pessoa, que ligará BR-101 à BR-230

A expectativa do governo é de que o Arco Metropolitano de João Pessoa melhore a mobilidade urbana com a retirada do tráfego de caminhões pesados de vias urbanas da cidade, bem como reduzir o tempo de viagem.

O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta quinta-feira (14), a ordem de serviço do Arco Metropolitano de João Pessoa, que vai interligar diretamente a BR-101 e a BR-230, com a construção de dois viadutos. Abaixo você confere imagens do projeto executivo que foi apresentado pelo governo quando anunciou a obra.

No projeto está previsto a construção de duas pontes, com extensão de 40 metros, sobre o Rio Gramane e Mumbaba, entre outros serviços. No total, serão uma extensão de 18,7 km.

A obra representa um investimento de aproximadamente R$ 182 milhões, recursos próprios do Tesouro Estadual. Mas recursos de outras fontes de financiamento também podem ser usados, de acordo com pedido de autorização de empréstimo feito pelo governo à ALPB.

A expectativa do governo é de que o Arco Metropolitano de João Pessoa melhore a mobilidade urbana com a retirada do tráfego de caminhões pesados de vias urbanas da cidade, bem como reduzir o tempo de viagem.

O objetivo é retirar o tráfego pesado na área urbana de João Pessoa, o que deve beneficiar 1,3 milhão de pessoas.

Conforme o projeto, os veículos que seguirem tanto de Recife com destino para Campina Grande e vice-versa não precisarão mais passar pela área de intercessão das rodovias federais. A intenção também é o tráfego de caminhões pesados do perímetro urbano da cidade, além de reduzir o tempo de deslocamento das pessoas.

Entregue em 2 anos

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, afirmou que a obra deverá ser entregue em até dois anos.

“Serão mais de 18 km de asfalto com a mesma característica da BR-230 e BR-101. São duas faixas com pistas duplas e acostamento e duas pontes. Então, essa obra vai economizar muito tempo para os motoristas, retirando muitos congestionamentos diários, se caracterizando como uma das intervenções mais importantes da gestão do governador João Azevêdo”, comentou.

Veja também: 

ALPB autoriza empréstimo de até R$ 800 milhões para governo usar na Ponte Cabedelo-Lucena e Arco Metropolitano

Matéria atualizada às 12h com informações sobre o tempo de conclusão da obra