Estudantes querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública

A solicitação é para que a audiência pública ocorra dia 31 de janeiro, na UFPB, Campus I.

Foto: Divulgação/PMJP

O estudantes que integram o Diretório Central da UFPB (DCE-UFPB) querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública. 

O grupo solicitou o encontro, nesta quinta-feira (21), horas depois do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa definir, com dois votos contrários representados pela classe estudantil, o preço do ônibus ‘Geladinho’, que custará R$5,50.

Estudantes alegam que a reunião de ontem (20) foi convocada com um prazo curto e que não houve transparência nos dados apresentados, sobre frota, bairros atendidos, acessibilidade.

A solicitação é para que a audiência pública ocorra dia 31 de janeiro, na UFPB, Campus I. A ideia é discutir ainda, o tamanho da frota, linhas desativadas desde a pandemia, falta de acessibilidade nos veículos, extensão do horário das viagens noturnas e outros.

Atualmente, a frota de João Pessoa, segundo o Sintur-JP é de 410 veículos. Cerca de cem seminovos e novos foram integrados ao sistema. São vinte “Geladinhos”.

Gratuidade 

Nos novos ônibus não será oferecida gratuidade para nenhum dos públicos amparados na modalidade regular, como idosos e PCD’s.

De acordo com o Sintur-JP, o valor e a questão da não-gratuidade foram definidos durante uma reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana da capital (CMMU-JP), após vários estudos e cálculos para a viabilização do serviço.

Para o advogado Paulo Luz, que é especialista em direito do consumidor, a gratuidade deveria ser oferecida também nos ‘Geladinhos’, pois é um direito garantido por lei e também os ônibus são concessões públicas.

Na minha interpretação deveria ter gratuidade do mesmo modo dos demais. Até porque mesmo sendo opcional, é parte da concessão. Se a tarifa já é diferenciada, você opta em pagar mais caro ou menos caro, mas a gratuidade no transporte público é lei, é garantia”, explicou.

Como funcionam os Geladinhos

novo modelo de ônibus possui ar-condicionado e estará circulando na capital em três novas linhas:

  • Linha E 550 – Manaíra / Tambaú / Epitácio: saída do Parque da Cidade, passa por bairros como Tambaú, Avenida Epitácio Pessoa e Centro (Parque Solon de Lucena)
  • Linha E 155 – Geisel / Manaíra: saída do Geisel, passa por bairros como Cruz das Armas, Centro, Avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e bairro de Manaíra. Retorna pelo Castelo Branco, Mangabeira, Valentina e Geisel
  • Linha E 551 – Manaíra / Geisel : fará o itinerário contrário à linha E 155