Barbárie de Queimadas: Linha Direta pode ajudar a achar mentor do estupro coletivo

Novo Linha Direta ajuda a tentar encontrar mentor da Barbárie de Queimadas, Eduardo dos Santos, condenado a 108 anos de prisão em 2014, fugiu em 2020 do PB1, em João Pessoa.

Eduardo, mentor da barbárie de queimadas, fugiu da cadeia Foto: Francisco França

O programa Linha Direta, da Rede Globo, exibe, nesta quinta-feira (11), um episódio sobre o que ficou conhecido como ‘Barbárie de Queimadas’.

Polícia e Justiça da Paraíba receberão uma “forcinha” e tanto para encontrar Eduardo dos Santos Pereira, considerado mentor do crime, condenado a 108 anos de prisão, em setembro de 2014.

O programa, que reestreou semana passada, sempre ajudou a encontrar muitos foragidos da Justiça pelo país.

Em novembro de 2020, Eduardo fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes de João Pessoa, conhecida como PB1. De acordo com o então secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, a fuga aconteceu entre 19h e 20h do dia 17.

O preso fugiu pela porta lateral que dá acesso ao almoxarifado. Os quatro policiais penais que faziam a segurança do setor foram encaminhados à Central de Polícia ainda na noite da terça, para prestar esclarecimentos.

O delegado geral da Polícia Civil da época, Isaías Gualberto, afirmou ao G1 que um deles foi autuado por facilitação culposa e, em seguida, liberado.

De acordo com a Polícia Civil, a facilitação culposa é porque o policial não teve a intenção, não foi uma ação planejada, mas como estava de serviço deveria ter sido mais atento.

Interpol tenta encontrar mentor da Barbárie de Queimadas

De acordo com apuração do Jornal da Paraíba, a atual delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte, afirmou que há um mandado de prisão expedido contra Eduardo dos Santos desde a fuga.

Toda as agências têm essa informação e a Polícia Civil da Paraíba trabalha nessa perspectiva para tentar prendê-lo”, explica a delegada.

Cassandra Duarte ainda explicou, segundo reportagem, que foi feita uma solicitação para a inclusão do nome de Eduardo dos Santos Pereira na lista de procurados da Interpol.

Até esta quarta-feira (10), o nome do acusado ainda não havia sido incluído. Confira atualizações sobre o caso na sessão de política do Jornal da Paraíba.

Estupro coletivo: entenda a Barbárie de Queimadas

A Barbárie de Queimadas marcou a cidade e segue como uma ferida aberta para população. Um estupro coletivo planejado contra cinco mulheres em uma festa de aniversário, que resultou na morte de duas delas, na madrugada do dia 12 de fevereiro de 2012, em Queimadas, no Agreste da Paraíba.

Dos dez homens envolvidos na noite do estupro coletivo e feminicídio de duas mulheres – a professora Izabella Pajuçara e a recepcionista Michele Domingos – apenas um permanece preso em regime fechado, segundo o advogado da família de Izabella.

vítimas da barbárie de queimadas
Izabelle Pajuçara e Michele Domingos, vítimas da Barbárie de Queimadas.

Condenação de autores do estupro coletivo

Eduardo foi considerado culpado por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma, além dos cinco estupros.

Por estes crimes, ele foi condenado a 106 anos e 4 meses de reclusão. Além disso, ele recebeu uma pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos adolescentes envolvidos no crime.

Luciano dos Santos Pereira, irmão de Eduardo, foi condenado a 44 anos de prisão. Ele é o único que segue em regime fechado.

Outros cinco homens foram condenados. Um deles foi executado a tiros dois meses após receber o benefício do semiaberto. Três adolescentes também foram julgados e cumpriram medidas socioeducativos.

A história da Barbárie de Queimadas

Conforme as investigações, os abusos foram planejados pelos irmãos Luciano e Eduardo dos Santos Pereira, que teriam convidado outros homens para abusar sexualmente das convidadas na festa de aniversário de Luciano. Segundo informações contidas no processo, o crime seria um “presente” para o aniversariante. Confira detalhes da história em reportagem especial do Jornal da Paraíba.