Após polêmica com Flávio Dino, Caio da Federal é reintegrado aos quadros da PF da Paraíba

O ato de retorno de Caio da Federal ao quadros da PF foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21), pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Foto: arquivo pessoal

O ex-candidato a deputado federal pelo PL Caio Marcio Angelo de Sousa, mais conhecido por ‘Caio da Federal’, foi reintegrado aos quadros da Polícia Federal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (21), pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

O retorno dele acontece quase vinte dias após o desembargador federal Elio Wanderley de Siqueira Filho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, determinar a suspensão da pena de demissão que havia lhe sido aplicada pelo ministro Flávio Dino. O bolsonarista foi demitido no último dia 16 de junho.

Na portaria de demissão, Dino argumentou que Caio da Federal usou do cargo “com o fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de natureza político-partidária, para si”.

O desembargador federal, no entanto, entendeu que não há nexo de causalidade entre a conduta do servidor no contexto da propaganda eleitoral – uso indevido da imagem da instituição, sem dúvida – e as funções por ele desempenhadas como Agente de Polícia Federal.

Ao jornalista Felipe Nunes, da Rádio CBN Paraíba, Caio disse que a reintegração foi imediata e que já está exercendo a função na Superintendência da PF na Paraíba. “Assumi novamente como agente de Polícia Federal e digo que vamos continuar em nossas atribuições aqui no estado da Paraíba”, garantiu.

Nas eleições do ano passado, Caio da Federal conquistou em 2022 um total de 6.850 votos e ficou na segunda suplência do PL, não sendo eleito. No período pré-eleitoral se envolveu uma polêmica com a Justiça ao fazer propaganda antecipada em outdoor e, ainda mais, usando uso de símbolos, expressão, sigla e imagens com associação direta à Polícia Federal.