Ciro Nogueira contabiliza paraibanos na oposição e faz críticas a Lula: ‘frustrou a população’

Na entrevista, Nogueira contabilizou os deputados paraibanos Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena na cota da oposição, já que ambos votaram a favor de uma “agenda central” do partido, com uma lista de pautas que são contrárias às ideias defendidas pelo governo petista.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por Felipe Nunes

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, disse nesta sexta-feira (22), em entrevista exclusiva à CBN Paraíba, que o partido é oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo com um integrante da legenda integrando a Esplanada dos Ministérios.

Ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), o piauiense teceu severas críticas ao presidente Lula, que segundo ele tem “frustrado a população”, e afirmou que a ida do deputado federal André Fufuca para o Ministério dos Esportes não representa a vontade da maioria do partido.

Na entrevista, Nogueira contabilizou os deputados paraibanos Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena na cota da oposição, já que ambos votaram a favor de uma “agenda central” do partido, com uma lista de pautas que são contrárias às ideias defendidas pelo governo petista.

“Os dois deputados da Paraíba votaram na Agenda Progressista, que são cláusulas pétreas, de total discordância do que o Governo Federal apoia no Congresso Nacional, como volta do imposto sindical, descriminalização do aborto e das drogas e aumento da carga tributária”, disse.

Ao justificar sua posição, Nogueira disse que Lula “foi um grande presidente” em seus primeiros dois mandatos, mas tem adotado uma postura diferente na terceira gestão à frente do Palácio do Planalto.

“O presidente que voltou hoje só pensa em viajar, só pensa em ditaduras vizinhas, tem frustrado a população. Prometeu picanha, prometeu cerveja, prometeu segurança, mas só veio para trazer cargos para a ‘companheirada’, aumentar o número de ministérios e tomar as estatais para os sindicatos”, criticou.

Posicionamento de paraibanos

Apesar do pelo das declarações de Nogueira, os dois deputados paraibanos do PP têm adotado uma postura de maior proximidade com o Governo Lula.

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, chamado “índice de governismo”, Mersinho Lucena votou em 73% das votações de forma alinhada com o governo Lula, enquanto Aguinaldo Ribeiro teve alinhamento de 78%.

Ciro Nogueira contabiliza paraibanos na oposição e faz críticas a Lula: ‘frustrou a população’Ciro Nogueira contabiliza paraibanos na oposição e faz críticas a Lula: ‘frustrou a população’

“Posso garantir ao povo brasileiro, falo em nome do partido, que o Progressistas manterá sua linha de oposição, de independência, nós não temos identificação e não acreditamos nesse governo. Eu falo pela maioria esmagadora do partido”, prometeu Ciro Nogueira na entrevista concedida à CBN.