E-título: saiba como baixar aplicativo que substitui título de eleitor no dia do pleito

Mais de 463 mil eleitores e eleitoras da Paraíba já fizeram o download do e-Título, a versão digital do título eleitoral.

Foto: Divulgação

Mais de 463 mil eleitores e eleitoras da Paraíba já fizeram o download do e-Título, a versão digital do título eleitoral. O recurso pode ser usado como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022 para aqueles que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia, e têm a fotografia exibida no app.

O e-Título permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral), e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.

Quem quiser usar o aplicativo para se identificar ou apresentar a justificativa eleitoral no dia da votação precisará deixar tudo planejado com certa antecedência. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, o download do e-Título estará suspenso, voltando a ser liberado a partir de 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível baixar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

O download do e-Título pode ser feito no smartphone ou tablet. O e-Título foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e está disponível na App Store (iOS) e no Google Play (Android).

Novidades

O e-Título está de cara nova e conta com recursos mais modernos de acessibilidade. Em maio de 2022, a tela mudou da cor verde para a azul, com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio da função, caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente, a eleitora ou o eleitor entra em uma espécie de espera e, quando tentar acessar novamente o aplicativo, terá preferência no atendimento.