Lei reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional

A iniciativa que reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional foi assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26).

As tradicionais festas juninas passaram a ser conhecidas como manifestação de cultura nacional. A iniciativa, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), foi assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26).

“Temos plena convicção que tão importante quanto a preservação de edifícios históricos, monumentos e sítios arqueológicos é a
proteção, por todos os meios disponíveis, das tradições brasileiras e das manifestações populares mais genuínas, inseridas na identidade e na construção do ideário nacional”, defendeu Miridieri, ao apresentar a proposta,

Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas juninas em homenagem a Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), tornaram-se ícones da cultura nordestina. O evento, que ocorre em todo o país, inclui a produção de comidas típicas, tradições religiosas e dança, sobretudo no ritmo do forró.

Como bem destacou o senador Prisco Bezerra (CE), relator da matéria no Senado, “nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como por exemplo a variada e deliciosa comida à base de milho. Mas sobressaindo-se entre todas elas, está a música e dança do forró, gênero que teve sua expressão maior com o eterno Luiz Gonzaga, um pernambucano que sempre esteve, ao longo da vida, muito próximo do Ceará”, destacou.

Debate na Câmara

Ontem (25), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública sobre a necessidade de incentivo e modernização do movimento junino brasileiro, proposta pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR). Para o deputado, as festas juninas no País são uma manifestação cultural extremamente rica e com enorme potencial para se transformar em um produto turístico, como já é o carnaval.

O deputado Ruy Carneiro (PSC) recentemente também apresentou uma proposta de valorização da cultura nordestina. O projeto propõe o reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio cultural imaterial do Brasil.