Vereadores de João Pessoa trocam insultos e quase tem agressão física; CMJP emite nota

Segundo testemunhas, o estopim para os xingamentos e gritos foi quando Carlão do Bem afirmou que Junio Leandro se aproveita da situação das famílias vulneráveis da Comunidade Dubai.  

Vereadores de João Pessoa trocam insultos e quase tem agressão física; CMJP emite nota
Confusão na Câmara de João Pessoa. Foto: Reprodução/Vídeo/Redes Sociais

Os ânimos ficaram para lá de exaltados nos corredores e galerias da Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta terça-feira (14). E o protesto de famílias desalojadas da Comunidade Dubai foi pano de fundo para troca de insultos entre os vereadores Carlão do Bem (Patriotas) e Junio Leandro (PDT).

Os parlamentares deixaram o decoro de lado e protagonizaram uma discussão pobre em proposição e que, no fim, não acrescenta e só diminuiu o respeito ao parlamento mirim.

Segundo testemunhas, o estopim para o início dos xingamentos, gritos e para a discussão mais acalorada, quase com agressão física, foi quando Carlão do Bem afirmou que Junio Leandro estaria se aproveitando da situação das famílias vulneráveis, retiradas de suas “casas” em uma ocupação na Comunidade Dubai. Acusou o parlamentar de orquestrar a “invasão” à Casa.

Junio Leandro, que estava junto aos manifestantes e ficou de fora da comissão formada para recebê-lo no gabinete da presidência, não gostou do deboche. Após ouvir o desaforo, partiu para cima do colega. Parlamentares, seguranças e assessores de parlamentares que acompanhavam a sessão tiveram que apartar os raivosos (veja trecho da confusão).

Em dos vídeos compartilhados por Junio Leandro em suas redes sociais, ele se defende, afirmando que tem formação em Direito, assim como Carlão, por isso tem auxiliado na defesa dos moradores, e que se sempre foi residente do bairro de Mangabeira.

O vídeo abaixo, publicado numa rede social, mostra que houve um desentendimento inicial, mas após as trocas de acusações, o clima esquentou. Felizmente, não passou disso.

Nota da Câmara 

No fim da tarde, a Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa emitiu uma nota defendendo “calma” e diálogo. Tentando evitar que a imagem da Casa seja atingida por causa do “excesso” de seus integrantes. Veja:

O momento é de serenar os ânimos e de trabalho conjunto em busca de soluções para os problemas sociais da nossa cidade. A Câmara de João Pessoa é a casa de todos os pessoenses e é sensível aos seus anseios. Eventuais excessos precisam e serão superados com diálogo. Esta é a postura adotada historicamente por esta Casa e que será mantida pela atual Mesa Diretora. No episódio desta terça-feira, foi criada uma comissão para receber os representantes da Comunidade de Dubai, em busca da melhor solução para o grupo. Tudo o que estiver ao alcance dos vereadores de João Pessoa será feito, assim como tem ocorrido no trabalho legislativo diariamente. Só nesta terça-feira (14), foram votados 65 projetos e apreciados 15 vetos. Por fim, os vereadores manterão o trabalho firme em prol do cidadão.

Dubai

As famílias foram retiradas em novembro da Comunidade Dubai por força de decisão judicial, após ação da PMJP. A área, segundo o MPPB e a prefeitura de João Pessoa, é de proteção ambiental e estava sendo comandada por traficantes.

Por outro lado, centenas de trabalhadores que tinham um abrigo, ou melhor um barraco, no local foram retiradas e levados para ginásios e escolas. A prefeitura tenta negociar o pagamento de um auxílio aluguel e encontrar formas de de dar melhor condição de vida.