Janela partidária remodela ‘super-bancada’ de Cícero na Câmara de João Pessoa

A janela partidária para troca de partidos terminou no fim de semana com 11 dos 27 vereadores resolvendo trocar de legenda.

Foto: reprodução/Youtube CMJP

janela partidária para troca de partidos terminou no fim de semana com 11 dos 27 vereadores resolvendo trocar de legenda. Uma renovação de 40,7% na Câmara Municipal, com foco nas Eleições 2024.

A maioria das mudanças partidárias no período da janela foram em busca de acomodações para estarem em partidos no arco de aliança do projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena.

Nesta conta está, por exemplo, Mikika Leitão, que deixou o MDB e se filiou ao Republicanos para estar com o prefeito na campanha; Marcílio do HBE, que abriu mão da vice-presidência do PRD e foi para o mesmo partido.

O Avante também foi a escolha de outro vereadores governistas como Marcos Bandeira (ex-PMB) e Dr. Luís Flávio (ex-PSDB) e Bruno Farias (ex-cidadania).

Vereadores do PV ficam

E teve quem desistisse de aproveitar a janela e preferisse se arriscar no futuro, como Bosquinho e Emano Santos. Os dois vereadores optaram por permanecer no PV, que apoia Cícero Lucena, mas está federado com o PT, que ainda avalia lançar candidatura própria.

A permanência pode ser mais um sinal de que a Executiva Nacional pode ceder e seguir o PV e PCdoB no apoio à reeleição de Cícero em outubro.

Redução da ‘super-bancada’

O processo também resultou na redução da ‘super-bancada’ de apoio do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), na Câmara Municipal.

Antes do início das articulações eleitorais, Cícero tinha apenas um vereador da oposição – Marcos Henriques (PT). Após a definição do nome do ex-ministro Marcelo Queiroga como pré-candidato a prefeito, perdeu o apoio do vice-presidente da Casa, o vereador Carlão do Bem (PL), que mudou de bancada sem trocar de legenda.

Também oficializou o desembarque da base na janela foi o vereador Coronel Sobreira. Ele trocou o MDB pelo Novo, por não concordar com o poio do senador Veneziano à pré-candidatura do deputado Ruy Carneiro (podemos).

Surpresas na janela

Rumo inverso fez o vereador Milanez Neto, que deixou o PV e surpreendeu na reta final ao retornar aos quadros do MDB, embora não tenha cravado aderir à oposição. Posicionamentos críticos à gestão de Cícero na Casa e a insatisfação demonstrada por Cícero ao saber da decisão demonstram que houve ou haverá um desembarque em breve.

Também chamou a atenção nesse processo a decisão do Durval Ferreira, que optou em continuar no PL de Bolsonaro, embora não tenha manifestado intenção de deixar a base de Cícero.

Cenário na Câmara Municipal de João Pessoa após janela partidária

Mudou de partido

Governo

BRUNO FARIAS (CIDADANIA) – Foi pro Avante

DINHO (AVANTE) – foi pro PSD

MARCÍLIO DO HBE (PATRIOTA) – foi pro Republicanos

MIKIKA LEITÃO (MDB)- Foi pro Republicanos

MARCOS BANDEIRA (PMB) – Foi pro Avante

DR. LUÍS FLÁVIO (PSDB) – Foi pro Avante

TOINHO PÉ DE AÇO (PMB) – foi pro Republicanos

Oposição

CORONEL SOBREIRA (MDB) – foi para o Novo

MILANEZ NETO (PV) – para o MDB

Não mudou de partido

Governo

BISPO JOSÉ LUIZ (REPUBLICANOS)

BOSQUINHO (PV)

CHICO DO SINDICATO (AVANTE)

CORUJINHA (PP)

DAMÁSIO FRANCA (PP)

ELIZA VIRGÍNIA (PP)

EMANO SANTOS (PV)

GUGA (PP)

JUNIO LEANDRO (PDT)

MARMUTHE CAVALCANTI (REPUBLICANOS)

ODON BEZERRA (PSB)

PROFESSOR GABRIEL (AVANTE)

TARCÍSIO JARDIM (PP)

THIAGO LUCENA (PRTB) – foi para o DC

ZEZINHO BOTAFOGO (PSB)

Oposição

CARLÃO (PL)

MARCOS HENRIQUES (PT)