Reta final da janela partidária: 12 vereadores de João Pessoa devem mudar de partido

O prazo final para a filiação de quem quer concorrer nas eleições deste ano termina na próxima sexta-feira (5).

Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

A janela partidária para troca de partidos entra em sua reta final nesta segunda-feira (1°). O prazo para a filiação de quem quer concorrer nas eleições deste ano termina na próxima sexta-feira (5).

Na Câmara Municipal de João Pessoa, por exemplo, dos 27 vereadores, quatro já confirmaram que vão trocar de partido. Outros oito estão avaliando o cenário e surpresas podem acontecer.

Longe de acomodação em siglas com ideologia coerente às futuras plataformas de campanha, a maioria dos políticos considera outros critérios para definição partidária. Além da conta para viabilizar o sucesso nas urnas, também tem sido considerado por eles se o partido estará no arco de aliança do futuro candidato a prefeito de sua preferência.

A demora de algumas legendas nesses anúncios, inclusive, tem adiado a definição de alguns vereadores ou antecipado a debandada de outros.

Mudanças na Câmara Municipal de João Pessoa

É o caso do MDB do senador Veneziano que perdeu dois vereadores. Mikika Leitão deixou o partido pelo Republicanos e Coronel Sobreira também já anunciou que mudará de ‘casa’. A debandada ocorre em função do apoio do senador Veneziano (MDB) à pré-candidatura do deputado Ruy Carneiro, do Podemos.

O Avante deve perder o presidente da Casa, Dinho, mas será abrigo para três novos vereadores: Bruno Farias (ex-Cidadania), Marcos Bandeira (ex-PMB) e Dr Luís Flavio (ex-PSDB). Além deles, outros dois avaliam ingressar na legenda: Thiago Lucena (PRTB) e Toinho Pé de Aço (PMB).

Cenário de debandada também pode sofrer o PV, que tem três vereadores – Milanez Neto, Bosquinho e Emano Santos, ainda decorrente do período em que o ex-prefeito Luciano Cartaxo era filiado ao partido. O PV é federado com o PT, que ainda não definiu o futuro político quanto a ter candidatura própria à prefeitura. Os três são da base aliada de Cícero e querem manter o apoio em 2024.

Cenário na Câmara Municipal de João Pessoa

Mudou

BRUNO FARIAS (CIDADANIA) – Foi pro Avante

MIKIKA LEITÃO (MDB)- Foi pro Republicanos

MARCOS BANDEIRA (PMB) – Foi pro Avante

DR. LUÍS FLÁVIO (PSDB) – Foi pro Avante

Podem mudar

THIAGO LUCENA (PRTB)

TOINHO PÉ DE AÇO (PMB)

DURVAL FERREIRA (PL)

CORONEL SOBREIRA (MDB)

DINHO (AVANTE)

MILANEZ NETO (PV)

BOSQUINHO (PV)

EMANO SANTOS (PV)

Continua

BISPO JOSÉ LUIZ (REPUBLICANOS)

CARLÃO (PL)

CHICO DO SINDICATO (AVANTE)

DAMÁSIO FRANCA (PP)

ELIZA VIRGÍNIA (PP)

GUGA (PP)

CORUJINHA (PP)

JUNIO LEANDRO (PDT)

MARCÍLIO DO HBE (PATRIOTA)

MARCOS HENRIQUES (PT)

MARMUTHE CAVALCANTI (REPUBLICANOS)

ODON BEZERRA (PSB)

PROFESSOR GABRIEL (AVANTE)

TARCÍSIO JARDIM (PP)

ZEZINHO BOTAFOGO (PSB)