João Azevêdo é submetido a cateterismo no Hospital Metropolitano de Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB) será submetido, nesta quinta-feira (15), no hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na região Metropolitana de João Pessoa, para fazer um cateterismo cardíaco eletivo.

Foto: divulgação/`PSB

O governador João Azevêdo (PSB) será submetido, nesta quinta-feira (15), no hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na região Metropolitana de João Pessoa, para fazer um cateterismo cardíaco eletivo. A unidade hospitalar é administrada pelo PB Saúde.

Em nota à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde explica que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci.

Ainda não há informações se o chefe do Executivo estadual vai tirar licença do cargo após o procedimento.

De acordo com informações obtidas pelo Conversa Política, o governador deu entrada no hospital entre 13h10 e 13h20. Realizou exames iniciais e foi realizar o procedimento, com duração de cerca de 1 hora. João Azevedo deverá ficar em observação por pelo menos 24 horas no Hospital.

Cateterismo

O cateterismo consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.

O procedimento é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.

*matéria atualizada às 15h com informações do procedimento