João entrega dragagem do Porto de Cabedelo e anula possibilidade de composição com Vitor Hugo

Apesar dos acenos de paz do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (União Brasil), que andou pedindo desculpas públicas a ele, o governador João Azevêdo descartou possibilidade de composição com ele.

Foto: divulgação/secom-PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), aproveitou a entrega da dragagem do Porto de Cabedelo, nesta segunda-feira (11), para cravar posição sobre a disputa eleitoral no próximo ano, na cidade. Apesar dos acenos de paz do prefeito Vitor Hugo (União Brasil), que andou pedindo desculpas públicas a ele, João descartou possibilidade de composição com ele.

João Azevêdo voltou a repetir que o PSB terá candidatura própria em Cabedelo e o nome será o do ex-deputado Ricardo Barbosa (PSB), atual presidente da Companhia das Docas. Posicionado no cargo, inclusive, com foco em 2024.

“Nós temos um projeto em Cabedelo, tudo mundo já sabe, já disse isso algumas vezes, e o nome do projeto chama-se Ricardo Barbosa”, sacramentou o governador.

O distanciamento que o governador quer Vitor Hugo tem ido além da alinhamento político para a campanha do próximo ano e pode ser confirmado hoje no evento no Porto de Cabedelo. Vitor Hugo, como prefeito, não foi convidado pelo cerimonial do governo para a entregar do novo equipamento, que deve dinamizar a economia local. Questionado sobre isso, João desconversou. Botou a culpa no cerimonial, como se não tivesse partido sobre quem deve ser convidado para a ‘festa’.

Xadrez em João Pessoa

A questão é que, mesmo com a definição na cidade portuária, tem outro ‘xadrez político’ precisa ser resolvido na Grande João Pessoa. Vitor Hugo é aliado do prefeito Cícero Lucena, que é aliado de João Azevêdo e que não quer conversa com Vitor Hugo.

Será que estarão juntos no mesmo palanque na capital? Lideranças do PSB já tem cobrado a Cícero uma reciprocidade em Cabedelo, declarações públicas de apoio a Ricardo Barbosa e não ao nome que Vitor Hugo venha indicar.

O deputado federal, Mercinho Lucena, filho de Cícero e ex-vice-prefeito de Cabedelo, é cotado como opção para a sucessão de Vitor Hugo.

Questionado sobre isso, João preferiu blindar Cícero da discussão. “Não [houve conversa], o prefeito Cícero é de João Pessoa”, disse.

Dragagem do Porto

A movimentação política acontece em meio a um novo momento para o Porto de Cabedelo, com a entrega da dragagem do canal de acesso e bacia de evolução. Foram investidos cerca de R$ 120 milhões, recursos próprios do Governo da Paraíba.

O canal passou de 9,14m a 11m de profundidade, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas, possibilitando, dessa forma a ampliação das suas operações.

A obra vai permitir a atracação de navios de grande porte e o governo espera mais competitividade, gerando mais emprego e fomentando a economia.

Também foram entregues os armazéns 1 e 7, que passaram por reforma. De acordo com o governo, outros três armazéns estão com melhorias em andamento e o investimento total é de cerca de R$ 5 milhões.

Além disso, foi lançado o programa “Porto Cidade”, uma série de ações que visam a promoção do desenvolvimento social dos trabalhadores e toda a comunidade de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde, fundamentado nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês).