João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina

O governador João Azevêdo (PSB), candidato a reeleição, chega ao segundo turno com uma distância boa em relação ao segundo colocado, 39% a 23%, mais de 340 mil votos, mas com um caminho arenoso para buscar votos entre os opositores no 2º turno.

Ilustração: g1

O governador João Azevêdo (PSB), candidato a reeleição, chega ao segundo turno com uma distância boa em relação ao segundo colocado, 39% a 23%, mais de 340 mil votos, mas com um caminho arenoso para buscar votos entre os opositores no 2º turno. Tem, entre os petistas que estavam com Veneziano, o alvo principal.

Azevêdo também tem uma tarefa dura: reverter votos e melhorar o desempenho nas cidades da Grande João Pessoa e em Campina Grande. Por o outro lado, deve ter o apoio de Lula no segundo turno.

Perdeu em número de votos para Nilvan Ferreira (PL) em João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, que estão entre os principais colégios eleitorais.

Ou seja, o apoio dos prefeitos Cícero Lucena (PP), de João Pessoa; Emerson Panta (PP), de Santa Rita; e Luciene Gomes (PSD), de Bayeux, foi menos potente do que se esperava.

Em Campina Grande terá uma dificuldade a mais, ficou em quatro lugar. Perdeu, inclusive para Nilvan.

Por outro lado, Azevêdo, teve um ótimo desempenho em cidades do Sertão, como Cajazeiras, Patos e Sousa; e no Brejo, como em Guarabira e cidade menores de todo o interior.

João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina

Na luta por votos para o segundo turno, Pedro e João também terão que fazer um esforço a mais para diminuir a abstenção e convencer eleitores irem às urnas. Foram 17% de abstenção, mais de meio milhão de votantes.

Abaixo recortes feitos em algumas cidades, com aplicativo do g1.

João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina João vence nas principais cidades do Sertão, mas perde na Grande João Pessoa e em Campina

Foto: reprodução/g1