Licitação para Ponte que vai interligar Cabedelo, Santa Rita e Lucena recebe propostas até junho

A obra do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena está orçada em R$ 578 milhões, que serão custeadas através de empréstimo com o BNDES.

O governo do estado publicou o edital de licitação das obras do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (23), as empresas ou consórcios especializados interessados na execução das obras serão abertas devem apresentar a proposta até o dia 26 de junho.

A obra, denominada pelo governo de Ponte do Futuro, foi apresentada pelo governador João Azevêdo (PSB) em dezembro do ano passado, quando foi autorizada a licitação.

A construção, segundo o governo, está orçada em R$ 578 milhões. O valor é superior ao anunciado em dezembro, de R$ 500 milhões, e quase o dobro da previsão inicial de R$ 350 milhões, anunciada pelo governador em agosto do ano passado.

A gestão garantiu que fará a obra com recursos próprios, mas também aprovou um empréstimo de até R$ 800 milhões, junto ao BNDES, autorizado pela Assembleia Legislativa, que pode ser usado na execução. O dinheiro do empréstimo também deve ser investido para as obras do arco Metropolitano e outras ações do governo.

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Obra da Ponte

De acordo com o projeto, as obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5m e acostamento de 2,5 m.

A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 480m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.

O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

Melhorias na mobilidade

O governo do estado, responsável pela obra, espera reduzir, significativamente, os problemas de tráfego e congestionamento na BR-230 e melhorar a logística de entrada e saída de bens e serviços pelo Porto de Cabedelo.

Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.