icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19

Publicado em 18/03/2021 às 15:11 | Atualizado em 15/10/2021 às 18:31

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA


				
					Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19

O primeiro caso confirmado de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) completa um ano hoje (18), na Paraíba. De lá pra cá, acumulamos 241 mil pessoas infectadas pelo vírus, mais de 5 mil mortas e ao menos 172 mil conseguiram se recuperar da traiçoeira doença. Números que representam famílias e rostos, alguns bem conhecidos do público.

Apenas na seara política, foram cerca de 20 mortos por complicações decorrentes da covid-19.

Os infectados são incontáveis. Apenas entre os deputados estaduais e os parlamentares do Congresso Nacional (deputados federais e senadores) mais de 30% foram contaminados. Isso, contando os que assumiram publicamente.

O Conversa Política lembra alguns desses políticos ou pessoas que tiveram atuação e passagens marcantes na vida política do estado e morreram de Covid-19 no último ano.

Maio

Lúcia Braga

A ex-deputada e ex-primeira dama do Estado da Paraíba, Lúcia Braga, morreu no dia 08 de maio de 2020, aos 85 anos, vítima da covid-19.

Wilson Braga

O ex-governador da Paraíba e ex-deputado, Wilson Braga, também morreu, aos 88 anos, vítima do novo coronavírus no dia 17 de maio do ano passado, nove dias após a sua esposa Lúcia Braga.


				
					Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19
O casal Wilson Braga e Lúcia Braga morreram de covid-19 num intervalo de 10 dias. Foto: Arquivo Pessoal.

Dinaldo Wanderley

O ex-prefeito de Patos e ex-deputado, Dinaldo Wanderley, morreu, vítima de covid-19, no dia 24 de maio do ano passado. Ele comandou a prefeitura de Patos por dois mandatos, eleito em 1996 e em 2000. Também foi deputado estadual entre 2004 e 2008.

Zezinho Preá

O ex-prefeito de Cubati, José Medeiros Dantas, mais conhecido como Zezinho Preá, morreu aos 89 anos em decorrência da covid-19. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi diagnosticada a infecção pelo novo coronavírus ao ser hospitalizado.

Junho

Zenóbio Toscano

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Zenóbio Toscano morreu no dia de junho do ano passado, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 6 de junho em tratamento contra a Covid-19, mas no dia 13 sofreu um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde o levando à morte.

Eleito prefeito de Guarabira em 7 de outubro de 2012, Zenóbio foi reeleito em 2016 e estava finalizando o seu segundo mandato. Ele foi eleito deputado estadual por cinco vezes, nos anos de 1990, 1994, 1998 e 2002.

Julho

Dida Moreira

A ex-prefeita de Itabaiana, Dida Moreira, conhecida como Dona Dida, também foi mais uma vítima de coronavírus. Ela sofria de problemas respiratórios e na última internação chegou a ser levada três vezes para a UTI e entubada. Ficou 50 dias internada e na semana antes de morrer se submeteu ao teste de Covid-19, que deu positivo.

José Ribeiro Filho

O vereador do município de Alagoa Grande, José Ribeiro Filho, mais conhecido como Deda Ribeiro, foi mais uma das vítimas da Covid-19 na Paraíba. Ele morreu no dia 04 de julho, aos 56 anos. Como vereador em Alagoa Grande, chegando a presidir a Câmara Municipal de Alagoa Grande.

Terluiz Baracuhy Cruz

Ex-prefeito de Tacima, Terluiz Baracuhy Cruz, morreu no dia 6 de julho, devido a complicações decorrentes do Covid-19. Seu Bebé, como era conhecido, chegou a receber cuidados médicos após ter sido internado em um hospital particular de João Pessoa e já apresentava melhoras, mas seu estado de saúde se agravou e acabou não resistindo.

Manoel da Lenha

O prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, morreu vítima de Coronavírus no dia 16 de julho. Ele tinha 64 anos e estava internado na Clínica Santa Clara em Campina Grande desde o início do mês de julho, mas não resistiu.

Agosto

Geraldo Arnaud de Assis Júnior

O médico e ex-vice-prefeito de Pombal, Geraldo Arnaud de Assis Júnior, morreu no dia 6 de agosto, após ter sido infectado pelo novo coronavírus.  ‘Doutor Geraldinho’, como era conhecido, tinha 62 anos e atuou na política do Sertão da Paraíba.

Geraldinho procurou atendimento médico no dia último dia 22 de julho, alegando que estava com sintomas semelhantes aos da Covid-19. No dia 26, o médico foi transferido para um leito de UTI do HU, em João Pessoa, por causa da necessidade de um tratamento mais intensivo, com ajuda de respiradores.

João Bosco dos Santos

O vereador e candidato a reeleição pelo município de Bonito de Santa Fé, João Bosco dos Santos, conhecido por "Bosco Soldado", morreu, vítima de covid-19 no dia 03 de novembro do ano passado. Ele estava com 60 anos. Ele foi eleito vereador de Bonito de Santa Fé nas Eleições 2016, e tentava se reeleger ao cargo no processo eleitoral do ano passado.

Santa Oliveira

A ex-prefeita de Vieirópolis, Francisca Santa Nóbrega Oliveira, conhecida como Santa Oliveira, morreu no dia 25 de novembro, aos 66 anos. Santa Oliveira era assistente social e exerceu dois mandatos como prefeita de Vieirópolis, no Sertão paraibano, entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004.

Dezembro

Geraldo Paulino Terto

O ex-prefeito de Cacimbas, Geraldo Paulino Terto, morreu no dia 12 de dezembro do ano passado, vítima de complicações da covid-19 e outras doenças.

Antônio Martins

O ex-prefeito de Imaculada, Antônio Martins, morreu no dia 25 de dezembro, Dia de Natal, aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Patos, devido a Covid-19, e não resistiu. Ele governou Imaculada entre 1979 a 1982.

Fábio Fernandes

O ex-prefeito de Mamanguape, Fábio Fernandes, morreu em decorrência da covid-19 no dia 28 de dezembro do ano passado, aos 46 anos. Fábio Fernandes foi prefeito de Mamanguape entre 2005 e 2008. Concorreu em 2016, mas perdeu para Eunice Pessoa, eleita prefeita.


				
					Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19
O deputado João Henrique contraiu colvid-19 durante a campanha eleitoral e não resistiu. Foto: Divulgação/ALPB.

Janeiro

João Henriques

O deputado estadual paraibano João Henrique (PSDB) morreu no dia 12 de janeiro deste ano, após complicações provocadas pela Covid-19. O político tinha 78 anos e estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o último dia 7 de dezembro. Ele contraiu o vírus logo após a campanha, assim como a esposa, a deputada Edna Henriques, e a filha, Micheila, que disputou a eleição em Monteiro, mas não se elegeu.

Ivanes Lacerda

O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), morreu no dia 25 de janeiro, por complicações da Covid-19. Ele era médico, tinha 66 anos e estava internado desde o último dia 3 de janeiro, na UTI de um hospital particular de João Pessoa. O político contraiu a doença nos últimos dias do seu mandato.

Fevereiro

José Maranhão

Após uma luta incansável contra a covid-19 e suas complicações, o senador paraibano José Targino Maranhão (MDB) morreu no dia 8 de fevereiro, aos 88 anos.

Março

Iranilda Lira

A vereadora Iranilda Lira morreu de Covid-19, aos 47 anos, no dia 3 de março. Ela estava no segundo mandato como parlamentar, em Teixeira, município do Sertão da Paraíba. A morte de Nilda, como ela era popularmente conhecida, aconteceu quatro dias após o marido dela perder a vida pela mesma doença.

José Carlos da silva Junior

Ex-senador e ex-vice-governador, também presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, morreu no dia 5 de março em decorrência da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.


				
					Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19
José Carlos da Silva Jr morreu aos 94 anos por complicações da covid-19. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco.

Fernando Macedo

O ex-vereador e secretário de Defesa Civil de Cabedelo, Fernando Macedo, morreu nesta segunda-feira (8) por Covid-19, aos 58 anos. Ao longo da trajetória política, exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal da cidade duas vezes. Fernando era casado, deixa quatro filhos e cinco netos.

Waldomiro Rocha

O ex-prefeito de Solânea, Waldomiro Jayme da Rocha, morreu na última quarta-feira (16), em decorrência da covid-19. Ele é pai do atual prefeito de Solânea, Kayser Rocha. Waldomiro Rocha foi chefe do Executivo Municipal por duas vezes, a primeira de 1977-1982, e a segunda de 1989-1992. Antes disso, ele havia sido vice-prefeito.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 20 políticos morreram na Paraíba após um ano de pandemia da Covid-19

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp