Coqueiros da calçadinha de Manaíra serão transplantados para a praia e ‘área verde’; entenda

As intervenções fazem parte do novo projeto de urbanização da orla, com ampliação de uma faixa para carros e transformação da ciclofaixa em ciclovia.

Mais de 80% dos coqueiros da calçadinha da orla de Manaíra, em João Pessoa, serão transplantados para a areia da praia e para novas ‘áreas verdes’ que serão criadas entre os trechos de estacionamentos.

As mudanças foram confirmadas ao Conversa Política, pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

As intervenções fazem parte do novo projeto de urbanização da orla, com ampliação de uma faixa para carros e transformação da ciclofaixa em ciclovia, que prevê uma separação física com a faixa de veículos, não apenas sinalização e obstáculos móveis.

Entre o bar Barramas e o Mag Shopping, segundo ele, há 168 coqueiros. De acordo com o Welison, já existe estudos e técnicas que comprovam a eficácia do método, principalmente, em coqueiros mais jovens e nos mais “antigos”, que estão saudáveis. A prefeitura também vai retirar os coqueiros que estão condenados por causa de fungos e pragas.

A técnica de transplante de árvores, sobretudo, especificamente ali no objeto da Praia de Manaíra, considerando o sistema radicular dos coqueiros, que é bem parecido com o das palmeiras, ele é bem viável. Então, existe aí, já fizemos alguns diagnósticos e projeções, em torno de 80% de êxito de transplante’, afirmou.

De acordo com Welison, as mudanças precisam atender as especificações técnicas e de acompanhamento no processo inicial e também no final.

“Foram identificamos também que alguns coqueiros já estão atingidos aí com fungos ou outras doenças radiculares no seu caule, que podem prejudicar e acabar não vingando em relação ao êxito, mas tem muitos coqueiros em fase jovem que existe uma grande possibilidade de viabilidade de realização desses transplantes, tanto para a área da nova urbanização quanto também para a área de praia […] Então, é totalmente viável, atendendo as especificações técnicas, fazendo o acompanhamento prévio e posterior também.

Coqueiros da calçadinha de Manaíra serão transplantados para a praia e 'área verde'; entenda
O trecho em verde representa a área verde entre estacionamentos, onde a prefeitura de João Pessoa vai colocar alguns dos coqueiros transplantados de outras áreas da calçadinha. O secretário garante que a técnica é viável em coqueiros saudáveis. Ilustração: PMJP.