Operação do Gaeco investiga fraude em consignados na prefeitura de Curral de Cima

De acordo com o MP, há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço.

Foto: Divulgação

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), deflagrou na manhã desta segunda-feira (18) a operação Fake Loan.

A operação é para investigar uma série de ilícitos na administração da prefeitura de Curral de Cima.

De acordo com o MP, há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Até o momento foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Segundo o Gaeco, os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal, no centro da cidade.

De acordo com o Gaeco, a ‘Fake Loan’ conta com a atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre Membros e Servidores da CCRIMP e do GAECO-PB, somados a 20 Policiais Militares da PMPB e 4 Auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando aproximadamente 44 agentes públicos empenhados nesta ação determinante para a integridade da gestão pública e o combate incansável à corrupção em nosso estado.