Paraíba ampliou diferença entre beneficiários do Bolsa Família e pessoas com carteira assinada

O estado está em quinto num ranking de 13 unidades da federação na mesma situação, divulgados pelo Poder 360, com base em dados do Caged e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Novo cartão do Bolsa Família 2023. Foto: Divulgação

A Paraíba ampliou a diferença entre o número de beneficiários do Bolsa Família e trabalhadores com carteira assinada em relação ao ano passado. O estado está em quinto num ranking de 13 unidades da federação na mesma situação, divulgados pelo Poder 360, com base em dados do Caged e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Esta é a mesma posição de abril do ano passado, mas com número piores em relação a abril deste ano. O total de trabalhadores com carteira assinadas subiu de pouco mais de 431 mil para 449 mil, O resultado não foi suficiente para melhorar os números porque a Paraíba aumentou de 612 mil para mais de 710 mil beneficiários do bolsa família, no comparativo entre abril do passado e este ano.

Esse quadro foi agravado pós-pandemia. Antes da pandemia, eram 8 estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022 com o Auxílio Brasil e, agora, 13.

O aumento dessa proporção se deve também à ampliação de 49% no número de beneficiários do programa social no último ano do governo Bolsonaro. Depois de passar três anos com aumentos discretos no número de beneficiários, o governo Bolsonaro ampliou de 14,5 milhões de atendidos para 21,6 milhões no ano eleitoral de 2022. Ao menos 3 milhões dos 7 milhões de novos beneficiários foram incluídos no programa nos três meses que antecederam as eleições.

Pente-fino no Bolsa Família

Uma parte do aumento de beneficiários do Bolsa Família deve ser revertida com a revisão pelo governo dos cadastros do programa social que considera irregulares.

O Bolsa Família já está bloqueado para 1,2 milhões de pessoas que dizem morar sozinhas e passaram a receber o benefício durante o último período eleitoral. Essas pessoas terão 60 dias, estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para recadastramento das informações.

O governo promete realizar um “pente-fino” entre os beneficiários, para cortar quem não deveria estar recebendo o benefício. Entre os que o governo mira, estão os que entraram às vésperas das eleições e famílias unipessoais.

O prazo para este recadastramento começa a valer já a partir da próxima sexta-feira (14). Os beneficiários que se enquadrarem nesse bloqueio serão avisados que precisarão fazer a atualização de informações por meio do aplicativo do Cadastro Único e também por SMS.

Novo Bolsa Família

A medida provisória que instituiu o “novo Bolsa Família” cria duas novas regras, a de proteção e a do retorno garantido, que visam manter a seguridade social ao beneficiário que melhorar de vida.

Por meio da regra de proteção, se a família do beneficiário aumentar sua renda per capita em até meio salário mínimo, o que excluiria o direito ao programa pelo critério de renda, ela não mais perderá o benefício.

*com informações do Poder 360