CONVERSA POLÍTICA
Investigada no MP, PB Saúde garante regularidade em escalas e plantões no Hospital Metropolitano
Inquérito foi aberto pelo Ministério Público da Paraíba após denúncia anônima.
Publicado em 03/10/2025 às 11:33

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) se manifestou, nesta sexta-feira (3), sobre as denúncias investigadas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) envolvendo suposta falsificação em registros de frequência e pagamentos indevidos de plantões extras no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.
Em nota, a direção da PB Saúde e a administração do hospital afirmaram que já foi feita uma análise detalhada da documentação referente aos últimos 12 meses, incluindo folhas de ponto, escalas e fichas financeiras dos profissionais de radiologia.
De acordo com a instituição, os registros demonstram que não foram identificadas irregularidades no cumprimento das jornadas de trabalho nem nos pagamentos efetuados.
Plantões extras ainda em análise
O único ponto ainda em finalização, segundo a nota, é a formalização das justificativas dos plantões extras, que já são previamente autorizados pela coordenação e registrados manualmente.
Esse material, acrescenta a fundação, será encaminhado aos órgãos competentes “de forma transparente e dentro do compromisso da instituição com a verdade e a lisura administrativa”.
A PB Saúde também reiterou confiança na atuação técnica e imparcial do Ministério Público, assegurando disposição em colaborar com todas as etapas da apuração. “Reafirmamos a seriedade e o rigor do sistema de registro eletrônico de ponto e da gestão de escalas em todas as unidades que administramos”, destacou o comunicado.
Inquérito foi aberto após denúncia anônima
O inquérito civil foi instaurado pelo MPPB após denúncia anônima de que servidores estariam recebendo por plantões extras não realizados, com a suposta conivência da direção do hospital. O caso está sendo investigado pelo pelo 40º promotor de Justiça Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega,
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A direção da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em conjunto com a direção do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, esclarece que, diante das recentes alegações sobre possíveis irregularidades no pagamento de horas extras a profissionais da área de radiologia, foi realizada a análise detalhada de toda a documentação referente ao caso.
Foram reunidas folhas de ponto, escalas e fichas financeiras referentes aos últimos 12 meses, demonstrando a regularidade das jornadas de trabalho e dos plantões extras realizados. Os registros comprovam que não foram identificadas irregularidades no cumprimento das jornadas nem nos pagamentos efetuados.
O único documento ainda em finalização é a formalização das justificativas dos plantões extras, que já são autorizados previamente pela coordenação e registrados manualmente. Esse material será encaminhado às instâncias competentes, de forma transparente e dentro do compromisso da instituição com a verdade e a lisura administrativa.
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde reitera seu respeito aos órgãos de controle e reforça sua total disposição em colaborar integralmente para o esclarecimento de quaisquer questionamentos, reafirmando a seriedade e o rigor do sistema de registro eletrônico de ponto e da gestão de escalas em todas as unidades que administra.
Diante do exposto, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde reitera sua total confiança na atuação imparcial e técnica do Ministério Público da Paraíba. Acreditamos firmemente que, após a análise completa e aprofundada de todos os elementos fáticos e jurídicos da presente notícia.
João Pessoa, 3 de outubro de 2025
Comentários