Pesquisa Ipec: “guerra” entre Pollyanna e Ricardo pode ajudar Efraim

A última pesquisa Ipec mostrou que a candidata conseguiu subir quatro pontos, de 8% para 12%. Ricardo, na dianteira, perdeu três pontos. Os dois disputam o mesmo eleitor. 

FOTO: divulgação

A disputa entre a candidata ao Senado, Pollyanna Dutra (PSB), e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) pelo voto mais à esquerda, progressista, pode ajudar o bolsonarista Efraim Filho (União Brasil). Um efeito colateral.

A última pesquisa Ipec mostrou que a deputada estadual conseguiu subir quatro pontos, de 8% para 12%. Ricardo, na dianteira, perdeu três pontos. Os dois disputam o mesmo eleitor. Nada garante que a queda foi apenas por isso, mas há sintomas de que pode ter acontecido esse movimento.

Pollyana, candidata de João Azevêdo, tenta desidratar as intenções de voto de Ricardo, recebendo o apoio de quem não está firme, totalmente, com o petista. A principal arma é o voto útil. Reforçando a ideia de que o ex-governador está inelegível e que o voto nele é perdido.

Isso porque, a preço de hoje, Efraim, na segunda colocação, assumiria a vaga no Senado, caso Coutinho não consiga derrubar a inelegibilidade nas cortes superiores.

Em um último vídeo, a equipe de Pollyanna mostrou que não está de brincadeira. Está na “guerra”. Veja:

Contra Ricardo pesa a incerteza e, de fato, isso afeta seu favoritismo. Além de evitar esse cenário de corda bamba, lutar contra o avanço da ex-aliada, agora, já tem Efraim na “cola”.

O deputado do União Brasil, além de se beneficiar com essa disputa, avançou no eleitorado conservador e cresceu 5 pontos percentuais, de 20 para 25%.

Um salto e tanto, fundamental nessa reta final. Efraim, agora, sonha em não depender mais da inelegibilidade de Ricardo. Basta, no entanto, que Pollyana tire voto do petista, sem ganhar o suficiente para passar dele.

É esperar para ver para onde caminha essa disputa.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

>>> Pesquisa Ipec para o Senado: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados; Pollyanna aparece em 3º