Procura pela 2ª dose da vacina em Uiraúna gera tumulto e aglomeração; veja vídeo

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Procura pela 2ª dose da vacina em Uiraúna gera tumulto e aglomeração; veja vídeo
Foto: reprodução/TV Cabo Branco

A procura pela vacina contra a Covid-19 gerou aglomeração em dois postos de imunização montados pela prefeitura de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (19). Centenas de idosos compareceram ao Ginásio Azulão e na Escola Lica Duarte desde as primeiras horas da manhã para tentar tomar a segunda dose do imunizante.

A confusão se armou após uma convocação da própria Secretaria de Saúde do município para que todos as pessoas que estavam agendadas para tomar a segunda dose da vacina entre os dias 19 a 25 de abril comparecessem a um dos dois locais da vacinação para tomá-las no mesmo dia.

O detalhe é que, no convocação, o horário estabelecido para a vacinação seria apenas no período das 8h às 11h.

Em nota, a Coordenadora de Imunização, Francisca Pauliceia Pires, reconheceu que o grande número de pessoas que compareceram aos locais de vacinação acabou por extrapolar a capacidade estimada de atendimento, de modo que ocorreu um retardamento no fluxo o que inevitavelmente fez acontecer um acúmulo de pessoas nos locais.

Pauliceia também pediu desculpas públicas à população pelos transtornos causados, “comprometendo-se de que situações como as ocorridas não irão voltar a acontecer, bem como reafirma a garantia de que todos os cuidados relativos a aplicação das novas doses serão obedecidos e redobrados”.

Situação

Uiraúna é um dos cinco municípios paraibanos que permanece em bandeira vermelha, conforme a nova classificação do Plano Novo Normal do governo do estado. Recentemente, por conta da situação calamitosa, a prefeita Leninha Romão, inclusive, tomou a medida extrema de decretar ‘lockdown’ na cidade para tentar frear o avanço da pandemia

Segundo o Vacinômetro da prefeitura, o município de Uiraúna recebeu 2.962 vacinas e aplicou 1.807 doses, sendo 1.553 da primeira dose e apenas 254 da segunda dose.

Procura pela 2ª dose da vacina em Uiraúna gera tumulto e aglomeração; veja vídeo

Confira em vídeo: