Representantes de ministérios desembarcam na Paraíba para aproximar governo Lula das prefeituras

A expectativa é que haja representação de 35 ministérios para apresentar suas principais ações e sanar eventuais dúvidas dos gestores e equipes técnicas locais.

Foto: Mateus Pereira/Secom/Bahia

O Centro de Convenções de João Pessoa receberá, nesta quinta (04) e sexta-feira (05), a sétima edição da Caravana Federativa.

A iniciativa do Governo Federal leva aos municípios representações de diferentes ministérios para apresentar suas principais ações e sanar eventuais dúvidas dos gestores e equipes técnicas locais.

A expectativa é que haja representação de 35 ministérios. Na ocasião, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realiza no I Congresso Paraibano de Oportunidades para os Municípios (Confep).

A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

A ideia é que os gestores municipais encontrem em um só lugar, e sem precisar sair da Paraíba, a representação de ministérios, bancos públicos e outros órgãos federais, facilitando o diálogo e a resolução de pendências para parcerias.

Esse será um evento de grande projeção, onde serão abordados temas de relevância para a gestão pública e soluções inovadoras e sustentáveis na implementação de políticas públicas. A presença dos ministérios e instituições será importante para que os nossos gestores possam realizar consultas e solucionar problemas sem precisar ir até Brasília”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

No fim das contas, o evento aproxima o governo Lula das prefeituras que, muitas vezes, não conseguem se beneficiar com projetos dos ministérios e, consequentemente, deixam de entregar melhores serviços à população.

Serviços

Estarão presentes representantes de serviços como:

-Plano Safra do Agronegócio.
-Pronaf
-Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
-Lei Paulo Gustavo
-Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
-Programa Escola em Tempo Integral (PETI)
-Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
-Prouni
-Mei
-Desenrola Brasil
-Bolsa Atleta
-Brasil Sorridente
-Farmácia Popular
-Mais Médicos
-Minha Casa Minha Vida
-Bolsa família
-Bolsa Verde
-Mapa do Turismo

Minc

Durante os dois dias, gestores de Cultura e representantes do Ministério da Cultura se reunirão para discutir estratégias e compartilhar experiências nas gestões culturais da Paraíba, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da implementação do Sistema Nacional de Cultura no Brasil.

O evento contará com relatos de experiências em âmbito federal, estadual e municipal, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de ideias entre os participantes.

É uma grande oportunidade para entender os desafios enfrentados pelos gestores, além de promover uma reflexão sobre a importância da institucionalização da cultura no Brasil, a partir da organização dos sistemas estadual e municipais”, enfatiza Rejane Nóbrega, coordenadora do Escritório do MinC na Paraíba.