Republicanos vai comandar principais comissões permanentes da ALPB

Os presidentes e demais membros das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foram definidos nesta terça-feira (28).

Foto: montagem/ascom ALPB

Os presidentes e demais membros das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foram definidos nesta terça-feira (28). O Republicanos, partido com 8 deputados na bancada, ‘abocanhou’ as duas principais comissões da Casa: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento.

A CCJ será presidida pelo deputado Wilson Filho (Republicanos) e terá como demais integrantes titulares os deputados Felipe Leitão (PSD), Eduardo Carneiro (Solidariedade), João Gonçalves (PSB), Tanilson Soares (PSB), da base governista, e Camila Toscano (PSDB) e Taciano Diniz (União Brasil), da oposição.

Já a Comissão de Orçamento será presidida pelo deputado Jutay Meneses (Republicanos). Na sessão, ele demonstrou insatisfação com a designação, alegando quebra de acordo com o grupo, pois acreditava que iria estar na CCJ e também no Orçamento. “Não aceito o meu mandato ser colocado como dispensável”, desabafou.

Além de Jutay, a Comissão de Orçamento terá na composição os deputados Branco Mendes (Republicanos), Luciano Cartaxo (PT), Chico Mendes (PSB), Danielle do Vale (Republicanos), George Morais (União Brasil) e Tovar (PSDB).

Outras comissões

Na Comissão de Educação e Cultura, foram indicados pelo governo Cida Ramos (PT), Chió (Rede), Danielle do Valle, Anderson Monteiro e George Moraes. Cida Ramos foi escolhida para presidir a comissão.

A comissão da Saúde ainda não há consenso. O grupo é formado por Eduardo Brito (SD), Jane Panta (PP), mas não há impasse entre os nomes de Michel Henriques e dra Paula.

A Comissão de Juventude, Esporte e Lazer terá o novato Michel Henrique como presidente, e será composta, ainda, por Luciano Cartaxo, João Paulo, Caio Roberto e Tovar Correia Lima.

Mais Comissões

Comissão Legislação Cidadã terá Galego Sousa (presidente), Eduardo Brito, Felipe Leitão, Sargento Neto e Caio Roberto.

Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios: Chico Mendes (presidente), Michel Henrique, Inácio Falcão, Anderson Monteiro e Camila Toscano.

Foram escolhidos para a Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança os deputados Tanilson Soares (presidente), Galego Sousa, Bosco Carneiro, Sargento Neto e Anderson Monteiro.

A Comissão de Turismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente terá como membros os deputados Eduardo Carneiro (presidente), Dra. Paula, Chico Mendes, George Morais e Camila Toscano.

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Felipe Leitão (presidente), Wilson Filho, Chico Mendes, João Gonçalves, Tanilson Soares, Caio Roberto e Camila Toscano.

As comissões de Direitos Humanos e Minorias, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, serão definidas na próxima sessão, além dos suplentes e vice-presidentes.

*matéria atualizada às 10h do dia 1º de março de 2023 para acrescentar outras comissões