Na volta das sessões na ALPB, Galdino impõe regras para participação remota dos deputados

A presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), anunciou novas regras para moralizar a participação dos parlamentares em plenário a partir deste semestre.

Foto: reprodução/Youtube ALPB

Na retomada das atividades na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (1º), o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), anunciou novas regras para moralizar a participação dos parlamentares em plenário. Mesmo após a flexibilização das atividades, os deputados continuam optando em participar de modo remoto das sessões, o que compromete a produtividade dos trabalhos.

Adriano Galdino sentenciou, logo no início da sessão, que a forma presencial será a regra e participação remota terá que ser justificada.

“Nas sessões, a forma presencial será a regra. O sistema híbrido vai continuar, mas de forma justificada. Os deputados e deputadas ficam sabendo que a regra é estar presente na forma presencial da sessão. Quando não houver essa possibilidade, se usa o sistema online. Mas, essa forma online ou remota precisa ser justificada, o porquê de não estar presente”, explicou o presidente.

A sessão teve início já com algumas ausências justificadas pelo próprio presidente da ALPB. Os deputados Chico Mendes e Junior Araújo, ambos do PSB, e Drª Paula (PP), foram liberados por antecipação por Galdino por estarem participando de uma atividade em Cajazeiras, com o voo inaugural vindo de Recife para a cidade sertaneja paraibana. O governador João Azevêdo está presente ao evento. Junior Araújo, no entanto, apareceu presencialmente logo em seguida. Segundo ele, tinha compromissos familiares previamente agendados e não pode ir à Cajazeiras.

Quem também se ausentou de forma justificada foi o líder da oposição, Wallber Virgolino (PL). O bolsonarista disse que precisou participar de uma entrevista previamente agendada para o horário da sessão, mas se comprometeu a estar presente à sessão de hoje.