Superação da crise econômica brasileira será discutida em evento nacional em João Pessoa

O Simpósio Nacional será aberto por Carlos Pinkusfeld, diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, que vai iniciar o debate sobre o tema.

“É perfeitamente possível pensarmos em um cenário mais favorável no futuro próximo. O passado recente mostra que é possível crescer mais e distribuir renda”.

A afirmação é do economista Carlos Pinkusfeld Bastos, que fará a palestra de abertura do 27ª edição do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2022). O evento acontecerá entre os próximos dias 2 e 4 de novembro.

Para ele, o Estado precisa estar atento às oportunidades colocadas no cenário global e se colocar nesse ambiente de maneira dinâmica.

O palestrante lembra que embora não haja perspectiva de um novo ciclo mundial de commodities que seja favorável ao Brasil, também não existe crise de balanço de pagamentos.

Pretendo tratar na minha palestra de um tema crucial para que tudo isso possa ocorrer: a difícil interação entre políticas econômicas, teorias e o contexto social, no qual interesses distintos apontam para direções nem sempre convergentes em termos de um projeto nacional”, afirmou.

Pinkusfeld também é diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e na sua fala irá tratar do tema: “Superação da crise e retomada do desenvolvimento: o debate ausente, mas necessário”.

O SINCE é um encontro nacional de profissionais e estudantes da economia, realizado bianualmente, e que nesta edição também irá debater os desafios do Nordeste.

Tensão social 

Essas discussões vão acontecer na Uninassau, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados, na capital. O tema geral do evento, “O papel do Sistema Cofecon/Corecons na superação da crise e retomada do desenvolvimento” já evidencia a importância dos profissionais de economia, assim como o seu sistema nacional e regional de representação na contribuição para a formação de uma agenda positiva e propositiva para o país.

Carlos Pinkusfeld reforçou a importância do debate sobre políticas econômicas e de acontecer após um momento de grande tensão eleitoral.

Vivemos um momento de grande tensão no Brasil e não só por causa da eleição, que sempre traz consigo uma grande dose de inquietação e ansiedade, mas porque o desempenho nos últimos 8 anos da economia foi bastante insatisfatório, com seríssimas consequências sociais”, refletiu.

Para ele, as pessoas veem nos grandes centros urbanos, de uma forma até chocante, a deterioração do tecido social. Entretanto, segundo ele, o debate de modelos e propostas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil acaba atropelado por pautas com baixa ligação com a realidade fática e um nível de argumentação primário.

Carta de João Pessoa

Ao final do evento, será formulada e lida a Carta do XXVII SINCE, ou a Carta de João Pessoa, com a síntese do pensamento dos profissionais sobre as necessidades e propostas para o país. A previsão é que haja a participação de 350 pessoas de 23 estados, entre profissionais, professores e estudantes.

Grupos de Trabalho e Painéis Temáticos

O SINCE está dividido em grupos de trabalho dedicados à formação profissional e mercado de trabalho, à modernização do Sistema Cofecon/Corecons e à estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil.

Já os painéis temáticos, abrirão espaço para discussão do legado e da trajetória do paraibano Celso Furtado na formulação de políticas desenvolvimento nacional e regional; proposição da construção da Agenda de Desenvolvimento do Nordeste; e debate sobre a formação continuada da Mulher Economista – superando obstáculos e criando perspectivas para o desenvolvimento.