Fórum Celso Furtado debate uso da água da Transposição do São Francisco na Paraíba

Entre as questões que balizam as palestras estão: A água chegou. E agora? E como alcançar o esperado desenvolvimento sustentável?

Canal da Transposição do São Francisco em Monteiro. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba realiza, no próximo dia 15 de setembro, em João Pessoa, um seminário para discutir o uso da água da Transposição do Rio São Francisco, na Paraíba.

Entre as questões que balizam as palestras estão: “A água chegou. E agora? E como alcançar o esperado desenvolvimento sustentável?

Ao Conversa Política, o presidente do Fórum, o economista Celso Mangueira, afirmou que a ideia é promover a participação social e o diálogo entre os diferentes atores envolvidos na gestão da água, como governos federal e estaduais, organizações da sociedade civil, comunidades locais, especialistas e empresas.

Destacou ainda que o encontro debaterá os desafios e oportunidades da gestão da água, com olhar na distribuição justa e equilibrada, o tratamento e armazenamento adequados da água, a minimização dos impactos ambientais e a promoção do desenvolvimento econômico e social da região;

Também devem ser abordados, no evento, as questões sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão; uso de tecnologias de irrigação eficientes, a recuperação de áreas degradadas e a promoção da agricultura familiar e da
agroecologia, entre outras.

Ainda entrarão em discussão a pertinência de uma parceria Público-Privada como forma de operacionalizar
o sistema de Transposição, bem como elaborar propostas úteis à otimização do modelo de concessão pretendido para o projeto.

Em resumo, o evento está dividido em eixos temáticos:

1. Experiências internacionais com transposição de águas
2. A nova inserção regional da transposição no Nordeste Setentrional
3. Infraestrutura necessária para que a Transposição cumpra seus principais objetivos
4. Modelos estaduais de gestão hídricas para receber as águas da Transposição
5. Parceria Pública Privada: Qual o modelo ideal para transposição?

O Fórum espera com o evento motivar a elaboração de projetos para o aproveitamento das águas; estimular o debate sobre planos de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do Nordeste; mobilizar entidades na busca de soluções inovadoras e sustentáveis para o Nordeste Setentrional;

Público 

O público alvo prioritário do Seminário, estimado em 300 participantes, são os representantes de governos e instituições públicas e privadas (ver link de programação abaixo).

Também os estudantes e professores das IESs da região, dirigentes/representantes de entidades de classe e instituições públicas e privadas, profissionais de áreas afins e demais convidados interessados pelas questões referentes à transposição das águas do Rio São Francisco.

Fórum Celso Furtado debate uso da água da Transposição do São Francisco na Paraíba

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO II

Fórum Celso Furtado 

O Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba – FÓRUM CELSO FURTADO, é uma entidade civil de direito privado e interesse social, sem fins lucrativos, que congrega pensadores de diversas áreas do conhecimento e realiza atividades e ações orientadas ao desenvolvimento econômico sustentável e socialmente inclusivo do estado da Paraíba, de forma propositiva, com criatividade, embasada em pesquisa e conhecimento científico aplicado por meio de estudo, pesquisa, educação, cultura, ações sociais e filantrópicas.