icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

De olho em 2014, siglas 'nanicas' buscam filiados

Partidos nanicos projetam expandir os diretórios nos municípios paraibanos.

Publicado em 26/12/2012 às 8:00


De olho nas eleições de 2014, os partidos menores projetam expandir os diretórios nos municípios paraibanos para buscar melhores resultados no próximo pleito. E a estratégia que tem ganhado força entre os dirigentes partidários, para garantir o sucesso na disputa eleitoral, é o fortalecimento de alianças entre as pequenas legendas.

Para desbancar os grandes partidos e figurar no cenário político, os representantes das pequenas legendas planejam intensificar as atividades nas principais cidades da Paraíba, a exemplo de Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. Atuar em defesa da luta sindical, apoiar movimentos sociais e trabalhar em conjunto com estudantes universitários são as principais estratégias para ganhar força nessas cidades, onde o Executivo e Legislativo têm à frente representantes dos grandes partidos.

Os resultados das eleições deste ano na capital e em outras cidades do Estado não foram o esperado pelos partidos menores. Na capital, por exemplo, dos 27 vereadores eleitos, apenas quatro são filiados a estas legendas. Para mudar este quadro, a partir do próximo mês, os filiados dos pequenos partidos começam as reuniões para definir alianças, a exemplo do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Um dos candidatos a vereador filiado ao partido que conseguiu êxito no pleito deste ano foi Márcio Cordeiro de Melo (Márcio Mocó), que integrará a Câmara Municipal de Caturité, na região da Borborema. “Vamos nos reunir com os eleitos, mandatários e dirigentes de todo o Estado para discutir as diretrizes para 2014.

Pretendemos também instalar mais 10 diretórios no interior ainda em janeiro, visando essa eleição e incentivar os filiados para tentar sair com pré-candidatos a deputado estadual e federal”, destacou o presidente estadual do PHS, Júlio César.

Outra legenda que também está preocupada em ampliar o número de representantes na Paraíba é o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Nesta última eleição, o partido conseguiu eleger oito vereadores. De acordo com o presidente da legenda, Francisco Tito Filho, a meta é expandir os diretórios para as regiões do Brejo e Agreste. “Estamos mais concentrados na região do Sertão. Para o ano que vem, nós queremos atingir os 223 municípios do Estado para ganhar força nas próximas eleições. E isso virá com os nossos eleitos e das atividades nos diretórios municipais”, revela.

Para chegar à Assembleia Legislativa e até mesmo conquistar uma cadeira em Brasília, os presidentes das pequenas legendas estão deixando a prática de integrar coligações organizadas pelos grandes e apostando no apoio entre as legendas menores.

“Vamos reforçar a política de construir no pleito eleitoral as alianças com partidos que defendem a classe trabalhadora, como o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Comunista Brasileiro (PCB), como fizemos nas eleições deste ano. Essa será a nossa intenção, que será definida com os partidos”, defende Antônio Radical, presidente estadual do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). (Especial para o JP).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp